O livro “Controles e Resistências na Informatização da Corte de Justiça Pernambucana” relata como ocorreu o processo de implantação dos dois primeiros sistemas informatizados para o controle de distribuição e tramitação de processos judiciais. Essa implantação trouxe uma nova metodologia de trabalho para o Judiciário, influenciando o modo dos servidores realizarem suas atividades laborais. Deixar os afazeres efetuados de maneira segura para mergulhar num ambiente novo de trabalho, em contato com modernos equipamentos tecnológicos, gerou medos e inseguranças. Por outro lado, o resultado pretendido com a informatização vislumbrou para alguns privilegiados gestores a perda de poder sobre o controle das informações processuais, que em alguns casos representava porta aberta para…
O Estado sob as lentes: a cinematografia em Pernambuco durante o Estado Novo (1937-1945)
O cinema criou novas formas de ver, representar e interpretar a sociedade. Por este e outros motivos sua relação com a História é íntima, desde sua origem.No Brasil, as dificuldades em concorrer com a indústria cinematográfica hollywoodiana durante a primeira metade do século XX fez com que o cinema brasileiro desse uma atenção especial aos documentários, cinejornais e filmes educativos. Gêneros apropriados pelo Estado e espaço de produção onde se realizaram as primeiras experiências de sonorização do país.Diversas empresas cinematográficas atuaram junto ao Estado na produção de filmes institucionais. É o caso da Meridional Filmes de Pernambuco, contratada pelo governo varguista para realizar documentários e cinejornais propagandísticos que exaltavam os…
Nosso autor: Luís Augusto Lopes
Luís Augusto Lopes é o nosso autor de hoje. Ele publicou na Paco o livro “A Pesquisa Tecnológica para o Setor Petrolífero sob o Signo Neoliberal” Sobre o autor: Doutor (2018) e Mestre (2012) em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Linha de Pesquisa: Trabalho e Desigualdades Sociais. Integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Precarização e Resistências do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH) da UFBA e é membro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), tendo feito parte da diretoria que ocupou a gestão 2018-2019 e onde atualmente coordena, junto com outros três pesquisadores, o Grupo…
DIREITO DO TRABALHO
O autor Renato Cassio Soares de Barros nos fala do seu livro “Direito do Trabalho: Formação Jurídica e a Lógica do Capital”, publicado recentemente pela Paco Editorial. A obra tem como objetivo investigar e entender como se configura o ensino no bacharelado em Direito do Trabalho, analisando a relação do ensino do direito com a realidade do trabalho na área, considerando se essa relação permite uma evolução, ou se o ensino permanece estagnado, favorecendo a desigualdade na educação e no trabalho. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Paco Editorial (@pacoeditorial) A obra Direito do trabalho: formação jurídica e Lógica no Capital de autoria de Renato Barros tem…
A REVOLUÇÃO CIDADÃ NO EQUADOR
Juliana Rodrigues Faria da Silva, uma das autoras do livro livro “A Dependência Química E A Teoria De BO autor Gutavo Menon nos fala do seu livro “A Revolução Cidadã No Equador -Entre O Buen Vivir E O Neodesenvolvimentismo”. O livro discute as pluralidades e complexidades (social e histórica) presentes no Equador contemporâneo. A análise é feita a partir do processo denominado “Revolução Cidadã”, encabeçado pelo ex-presidente Rafael Correa entre o período de 2007 a 2017. O livro aponta para os dilemas de uma sociedade periférica e dependente na composição do sistema internacional. Abordando as políticas econômicas do governo correísta, no campo do petróleo, o livro pontua o difícil caminho…
A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E A TEORIA DE BOWEN
Juliana Rodrigues Faria da Silva, uma das autoras do livro livro “A Dependência Química E A Teoria De Bowen”, fala sobre a obra lançada recentemente pela Paco Editorial. O livro traz resultados de uma pesquisa de mestrado, com a escuta de pais e mães discutindo os impactos de um dependente químico no núcleo familiar, assim como as internações, saídas e reinternações que possam ocorrer no período de reabilitação, e como esse cenário afeta a dinâmica dos pais com filhos nessa situação. Além das questões de dependência química no meio familiar, a obra busca captar vários aspectos relacionados ao tema como; quais são as expectativas dos pais e mães com as…
ECONOMIA E FINANÇAS INTERNACIONAIS
Ricardo Dathein, um dos autores do livro “Economia e Finanças Internacionais – De Bretton Woods à Globalização Financeira e Depois”, fala sobre sua obra lançada recentemente pela Paco Editorial. A obra traz em seu conteúdo uma análise com rico embasamento teórico e histórico, feito por pesquisadores dos departamentos de pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de contar com a colaboração de pesquisadores de outros institutos de pesquisa. O objetivo é discutir e analisar os principais aspectos da economia e…
O FEMININO PELOS OLHOS DE DEMONÓLOGOS ESPANHÓIS DOS SÉCULOS XVI E XVII
Nara Barrozo Witzler, autora do livro “O Feminino Pelos Olhos De Demonólogos Espanhóis Dos Séculos XVI E XVII”, fala sobre sua obra lançada recentemente pela Paco Editorial. A obra é resultado de pesquisa realizada a cerca das questões que envolvem o gênero e sua relação com a perseguição sofrida pelas “bruxas” no período da Primeira Modernidade na Europa. A autora procura aprofundar-se no tema, considerando de maneira particular entender como se desenvolveu a camada dominante da época, os demonólogos e tratadistas dos séculos XVI e XVIII, considerando teorias filosóficas e teológicas que permeavam a época. Com todas essas premissas, o principal objetivo dessa obra é discutir e entender como se…