Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Acadêmicas ficam entre os mil universitários do Brasil premiados pela CAPES com destacado grau de competências cognitivas

As acadêmicas de Medicina Geovana Medeiros Chaves de Sousa e Nicolly Silva Duarte de Oliveira da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis garantiram a premiação de R$ 5 mil no Prêmio CAPES Talento Universitário 2023. Elas estão entre os mil estudantes de graduação contemplados. A premiação reconhece o desempenho de estudantes com “destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas”, conforme está descrito no edital.

Publicidade

O exame avalia os conhecimentos gerais de estudantes que ingressaram no ensino superior no primeiro ou no segundo semestre do ano de 2022. “A prova é como a do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], mas sem a redação e com menos questões. Ela foi toda digital e os modelos das questões eram idênticas [ao Enem]. Eu já tinha feito quatro anos de cursinho [pré-vestibular], tinha uma bagagem muito grande para fazer essa prova, mesmo tendo passado mais de um ano sem estudar esse tipo de conteúdo, e deu certo”, contou a acadêmica Geovana Medeiros, de 23 anos.

As universitárias souberam da prova por meio dos colegas de curso que já venceram essa premiação em 2022. “Fiquei animada, pois é um valor que me ajudaria muito. Já tinha feito dois anos de cursinho pré-vestibular antes de entrar na universidade e estava com uma boa base de conteúdos”, lembrou Nicolly Silva Duarte de Oliveira, de 20 anos. “Fico muito feliz de representar a Unitins em uma prova nacional, pois foi algo que eu sempre sonhei e lutei muito para conseguir. Estudava o dia inteiro no cursinho, passava os finais de semana fazendo simulados e provas antigas e é muito gratificante ver o resultado do meu esforço”, completou.

Para o coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino, “é com enorme prazer que o curso de Medicina tem, pelo segundo ano consecutivo, alunos ganhadores do prêmio CAPES. Isso demonstra que os alunos que compõem o corpo discente são estudantes de extrema capacidade intelectual. A Coordenação fica muito contente com esse prêmio e espera que nos próximos anos outros alunos também possam estar entre os premiados”.

Geovana e Nicolly fizeram a prova em Palmas, cidade mais próxima disponível. O transporte foi viabilizado pela direção do Câmpus Augustinópolis que, agora, também comemora a conquista. “Nos orgulhamos muito das conquistas das nossas duas alunas. Tão logo eles manifestaram o desejo de participar da prova, viabilizamos o transporte até a capital. É a segunda vez que acadêmicos do curso são premiados e isso é motivo de muito orgulho para nós”, comentou a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha.

Fonte: Unitins

Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *