Glaé Corrêa Machado é a nossa autora de hoje. Ela publicou na Paco Editorial os livros “Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência dos professores”, “Desenvolvimento profissional e educação especial: narrativas de (trans) formação de professores a partir de experiências inclusivas” e foi parceira em “Docência ampliada e pedagogia social côncavos e convexos das práticas educativas”
Sobre a autora:
Pós Doutora em Educação pela PUCRS. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil na PUCRS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UNISINOS), pesquisa sobre a Gestão Escolar, a Coordenação Pedagógica, a Formação de Professores, os Saberes Docentes, e a Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Psicopedagogia (UNILASALLE), Educação Especial/Inclusiva (UNIASSELVI), AEE (FAVENI), Orientação Educacional (ULBRA), Supervisão Escolar e Gestão Escolar (DOM ALBERTO) possui graduação em Pedagogia (ULBRA).
Livros publicados pela Paco Editorial:
Este livro apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar professores que possuem práticas pedagógicas inclusivas e problematizar como eles constroem os saberes necessários a essa prática, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS. A construção da obra parte da experiência e da atuação da autora como orientadora educacional, em que ela auxiliava no processo de ensino e aprendizagem, tendo como norte a Psicopedagogia; além da participação em projeto junto à Apae de Montenegro para incluir alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino. O projeto proporcionou atendimento, acompanhamento e assessoramento aos alunos, familiares e professores envolvidos. Nesta obra são registradas as possibilidades e os caminhos encontrados, sem a pretensão de concluir, mas, estimular novos estudos, num desafio pessoal ou a outros interessados na temática.
Desenvolvimento profissional e educação especial: Narrativas de (trans) formação de professores a partir de experiências inclusivas, apresenta reflexão a respeito das transformações ocorridas com professores, considerando as experiências inclusivas e o desenvolvimento profissional e identidade docente. A obra se constitui de narrativas de professores que, compartilham seus saberes e práticas docentes, que vão sendo construídas em diálogos entre formação e experiência, de modo que, a formação é considerada um investimento, assim como a autoformação, se tornando um elemento estrutural importante na identidade docente.
Docência ampliada e pedagogia social… versa sobre as diversas formas de exercício da docência e o campo do saber da Pedagogia Social. Com isso, os autores desse livro convidam seus leitores a pensarem sobre a formação dos formadores de futuros educadores sociais e as suas experiências docentes sobre temas relativos às dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem. Todos estes temas são articulados com as possibilidades de práticas educativas não escolares que compõem o campo da Pedagogia Social nas distintas realidades educacionais brasileiras.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!