fbpx
Nosso_autor_Nosso_Autor_Ricardo_Dathein
Conteúdos Paco,  Serviço

Nosso autor: Ricardo Dathein

Ricardo Dathein, nosso autor de hoje, publicou duas obras com a Paco Editorial, sendo elas: “A dependência tecnológica brasileira” e “Economia e finanças internacionais de Bretton Woods à globalização financeira e depois”.

Sobre o autor:

Possui graduação em Ciências Econômicas (1985) e em Engenharia Civil (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo (1994) pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), mestrado em Economia (1992) pela UFRGS e doutorado em Ciências Econômicas (2000) pelo IE/Unicamp. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, políticas econômicas e economia brasileira. Foi chefe do Departamento de Ciências Econômicas, Vice Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Editor da revista Análise Econômica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE)/UFRGS. Atualmente é professor e pesquisador convidado do PPGE/UFRGS.

Livros publicados pela Paco Editorial:

A obra empreende uma análise estrutural do processo de avanço tecnológico no Brasil, destacando a virada do século XX para o XXI. Visa demonstrar os principais motivos da dependência tecnológica e da carência de inovações, o que acaba impondo limites ao desenvolvimento econômico do País. A obra busca, ao longo dos capítulos, compreender as motivações da falta de dinamismo tecnológico de grande parte da economia brasileira. Essa dependência aparentemente tem origem na trajetória econômica do país e nas escolhas adotadas ao longo das décadas, que aprisionaram o setor industrial em sua relação com as empresas transnacionais, as quais passaram a ser um agente fundamental da dinâmica econômica do país.

COMPRAR

A obra traz em seu conteúdo uma análise com rico embasamento teórico e histórico, feito por pesquisadores dos departamentos de pós-graduação em Economia da UFRGS, UFF, Unicamp, UFU e da UFRN, além de contar com a colaboração de pesquisadores de outros institutos de pesquisa. O objetivo é discutir e analisar os principais aspectos da economia e consequentemente das finanças internacionais, considerando contextos históricos, como o famoso acordo de Bretton Woods, acontecimento que moldou as características monetárias internacionais, e também contextos políticos, pensando na realidade dos países subdesenvolvidos e de sua economia, considerando estratégias, reformas necessárias e novas tendências para a estabilidade da economia mundial.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.