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Etnomatemática no Contexto da Educação do/no Campo

O livro “Etnomatemática no Contexto da Educação do/no Campo: possibilidades e desafios” traz escritos de pesquisadores experientes em Etnomatemática no contexto rural, das regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. O livro possibilita diferentes olhares sobre os aspectos da cultura campesina; da formação e prática docente; e do Programa Etnomatemática, em que a ênfase é a educação no campo, voltada para particularidades eminentemente rurais, e a educação do campo, voltada para a educação das pessoas do campo, que se originou de movimentos de lutas e de pertencimento ao campo. As várias dimensões da Etnomatemática, em especial, a pedagógica, a antropológica, a política e a afetiva, possibilitam uma abordagem clara e direta da ação do Programa Etnomatemática junto a grupos socioculturais, na relação da cultura com o contexto escolar.

Dessa forma, o livro traz ao debate práticas de educação que, aliadas à Etnomatemática, fortalecem a cultura e auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar, proporcionando aos alunos tonalidades afetivas agradáveis, trazendo questões importantes para o contexto cultural e educacional campestre. Os textos apresentados nos capítulos servem de informações para professores de qualquer nível de ensino; pesquisadores em educação, em especial, na área de Etnomatemática no contexto do campo; estudantes, sejam estes de formação inicial ou continuada; e qualquer outra pessoa interessada nesse tema. Os textos contribuem para o conhecimento ou aprofundamento dos assuntos abordados e poderão auxiliar professores em suas práticas docentes. São vários caminhos trazidos que servem para reflexão sobre os contextos apresentados pelos autores.

Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:

O livro Etnomatemática no Contexto da Educação do/no Campo: possibilidades e desafios apresenta um debate sobre práticas de educação situadas no âmbito campesino, trazendo, para isso, questões relacionadas ao contexto educacional e cultural do modo de “saber, fazer” campestre aliado à etnomatemática. Organizada em sete capítulos, a obra reúne textos que propõem diferentes olhares sobre a educação do campo e no campo, abordando os desafios que envolvem esse tipo de educação e as possibilidades de produzir saberes mantendo a tradição e a preservação da cultura de grupos de trabalhadores campestres.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

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