Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Diretoria de Relações Internacionais recepciona seis estudantes coreanos na UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia novo semestre letivo neste dia 12 de setembro. E entre os mais de 16 mil estudantes que chegam aos campi sede e avançado, seis estão sendo recepcionados de forma especial. A partir de uma parceria da UFJF, através do programa de intercâmbio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a Busan University of Foreign Studies (BUFS), da Coreia do Sul, esses alunos e alunas chegam à Juiz de Fora, cheios de expectativas para aprender a língua portuguesa.

Os discentes estrangeiros foram recepcionados na DRI para receberem algumas informações sobre oportunidades na UFJF e ser acolhidos por estudantes locais do projeto Buddy, que dão apoio aos intercambistas em suas primeiras semanas no Brasil. Após um hiato de dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, o programa de intercâmbio está sendo retomado, algo que a servidora da DRI e responsável pelos programas de mobilidade “incoming”, Clarisse Figueirôa, destaca como fundamental.

Clarissa conta que os coreanos chegam à UFJF já tendo tido aulas de português em sua universidade natal. Porém, ainda não têm fluência na língua. Por isso, muitos deles buscam o Brasil para o aprimoramento.

Publicidade

Oportunidades

Edmárcia, que também atua no Núcleo de Apoio ao Intercâmbio (Napi), órgão criado para oferecer aos estudantes internacionais as melhores experiências possíveis dentro da UFJF, reforçou, durante sua apresentação, a importância dos buddies (projeto para auxiliar intercambistas na universidade e na imersão da cultura) no processo de aprendizagem da língua portuguesa e do entendimento sobre o funcionamento da Universidade.

A servidora apresentou aos seis estudantes coreanos o projeto Intercâmbio Acadêmico Além da Sala de Aula (Iaasa), que possui um catálogo de oportunidades que ultrapassam as paredes das salas de aula. Ela ainda destacou os projetos e programas vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que favorecem a inserção dos alunos na vida acadêmica e nos serviços prestados à sociedade.

Fonte: UFJF Notícias

Achou interessante? Clique no link para mais detalhes.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *