fbpx
Terapia Pré-TCC grátis!
Artigos,  Conteúdos Paco

Terapia Pré-TCC grátis!

Autor: Marcos Rogério Martins Costa

Revisado por: Grabrielle Fontes

Sei que não marcou uma consulta comigo e não tem problema nenhum, estou aqui 24 horas para te ajudar em qualquer dificuldade. Sou o professor-psicanalista ideal para sua vida e terei prazer em desconstruir pensamentos que não te farão ir a lugar nenhum, e nem muito menos te fazer tirar a nota máxima no TCC.

Vamos lá…

Entre, sente no nosso divã e comece falando o porquê desse desespero Pré-TCC. Os seus orientadores estão te assustando? A tua família está te cobrando? Você se sente pressionado por todos os lados? O mundo todo parece estar indo contra você? Não sabe o que fazer? Não sabe qual caminho deve seguir?

Calma, tenho alguns exercícios bem legais que vão servir de calmante neste exato momento. Está preparado para se livrar de todos os sentimentos negativos? Embarque comigo nesta terapia. 

Amanhã acorde cedo, tome um café da manhã saudável lendo um jornal ou uma revista do seu interesse, mas lembre-se de se inteirar sobre os acontecimentos recentes do mundo.  Logo após coloque uma roupa e um tênis confortável e vá caminhar em um espaço que tenha a presença da natureza. Se perto da sua casa não tiver um espaço assim, caminhe onde você se sentir mais livre. Volte para casa, tome um banho e vá colocar as matérias da Universidade em dia, comece pela matéria que você menos curte e depois vá para as que são mais fáceis. Isso será uma recompensa por fazer seu cérebro se esforçar demais logo no início. 

Chegou a hora do almoço, alimente-se com uma refeição balanceada e de sobremesa se presentei com um doce da sua preferência. 

Descanse e se desejar tire uma soneca até o meio da tarde. Descansar a mente por alguns minutos ou horas é importantíssimo. 

Quando passar o período de descanso, coloque uma música e vá dançar pela casa, dance, mas dance muito, até cansar. Esse simples ato alivia muito a mente e o coração, fora que você ainda pode perder algumas calorias.

Vá tomar um banho mais completo do que o que tomou mais cedo, para que a sua energia se renove. A água é purificadora e pode melhorar a sensação de cansaço do seu corpo e da sua mente.

Ah! Não esqueça também de tomar bastante água durante o dia. Pelo menos 2 litros faz um bem danado ao nosso corpo. E com esse simples ato, o nosso cérebro também fica hidratado e suas células funcionam perfeitamente. De acordo com algumas pesquisas há uma relação entre a desidratação e a perda de memória ou até mesmo a falta de concentração. E nesse momento de TCC não dá para perder essas funções né?

Terminou de tomar banho? Vista a roupa mais folgada que tiver, não deixe nada te apertar, se sentir livre é importante. 

Se gostar de café, tome uma xícara com um pedaço de bolo, biscoito ou bolacha. 

Pegue o livro que você parou a leitura por falta de tempo e volte a ler. Fique nele até o horário do jantar.

Para o jantar prefira uma salada leve e o suco que mais gosta. Não se empanturrar a noite faz com que o sono seja muito mais leve.

Assista um episódio de um seriado legal ou um filme de comédia ou romance.

Faça uma oração e fale em voz alta tudo aquilo que você deseja para a sua vida, incluindo para a sua vida acadêmica e profissional. Alguns dizem que quando a gente ora em voz alta, o Universo escuta e conspira ao nosso favor. Vale a pena tentar!

Tome um último banho, dessa vez morno, e vá dormir.

Você pode até não saber qual o melhor tema para o seu TCC ou não ter como fugir dele, mas no outro dia sua mente, seu coração e seu corpo estarão tão relaxados que trabalharão mais ao seu favor. 

Essa terapia é a perfeita para esse momento. Vá por mim. Durante nossos encontros, vou dar muitas outras dicas. Por hoje, a minha dica é tenha um dia equilibrado, senão como este que descrevi, pelo menos parecido com ele, principalmente nas partes em que você estuda e se sente bem estudando. Conte comigo!

Sobre o autor Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa:

Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo – GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1948149291517472

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.