fbpx
Importância da reciclagem em nosso país para o meio ambiente
Artigos,  Conteúdos Paco

Importância da reciclagem em nosso país para o meio ambiente

Hoje, a quantidade de resíduos gerados pelas atividades humanas já é um problema de dimensão mundial. Nesse sentido, são frequentes as notícias sobre o impacto de determinados resíduos no meio ambiente, sendo o plástico um exemplo nesse sentido, pois ele, de um modo geral, não apenas causa poluição, como também afeta a vida dos animais marinhos.

Então, uma das formas mais importantes para resolver esse problema é adotando a reciclagem. Quer saber mais sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente? Continue a leitura.

Afinal, o que é reciclagem?

A reciclagem é descrita como um processo em que ocorre a transformação de um resíduo sólido não aproveitado, incluindo alterações em seu estado físico, físico-químico ou biológico, na tentativa de atribuir características ao resíduo para fazer com que ele se torne uma matéria-prima para a fabricação de novos produtos ou um produto.

O exemplo mais comum de reciclagem é quando reaproveitamos uma garrafa plástica de água para fazer com que ela tenha outra finalidade além da usual. Muitas pessoas reciclam esse material, usando-o como jarro para plantas ou compartimento para guardar alimentos, como arroz e feijão.

Desse modo, no lugar de jogar a garrafa no lixo, o material é reutilizado, assumindo novas funções. Isso ajuda a preservar o meio ambiente e evita que esse material seja descartado incorretamente, afetando, com isso, a vida animal e a sanitização dos centros urbanos.

Realidade do Brasil com relação à reciclagem

Você sabia que o Brasil gera, por ano, quase 80 milhões de toneladas de resíduos, entre eles garrafa plástica, papel, entre outros dejetos?

No entanto, de acordo com uma matéria produzida pela CNN, apenas 4% desse total são reciclados. O restante é descartado incorretamente no meio ambiente, provocando sérias consequências para a população. Segundo a reportagem, a reciclagem tem sido um dos gargalos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que completou 10 anos em 2020.

Ainda com relação aos números de resíduos, só de plásticos são 6 milhões de toneladas, e uma boa parte dessa quantidade de plásticos é jogada no meio ambiente, não sendo assim reaproveitada.

Quais são as vantagens trazidas pela reciclagem?

A reciclagem é uma solução que pode dar um destino correto aos materiais utilizados pelas pessoas e pelas indústrias na fabricação de produtos. Além disso, pode garantir as seguintes vantagens:

• Melhora a limpeza da cidade, fazendo com que se torne mais limpa e visualmente atraente. Assim, combate à poluição;

• A reciclagem é um segmento de mercado que também colabora para a geração de emprego e, portanto, de renda;

• Ajuda a evitar situações de alagamento nas cidades, pois o entupimento do sistema de esgotamento é causado, muitas vezes, pelos dejetos jogados nas ruas;

• Ajuda, de uma forma geral, a preservar o meio ambiente, evitando a morte de animais marinhos e até mesmo de aves.

Como vimos, a reciclagem é uma política de reutilização de resíduos que pode ajudar na preservação do meio ambiente, bem como colaborar para a redução da poluição no Brasil.

Gostou do texto? Então leia outros posts como este acompanhando as publicações em nosso blog.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *