fbpx
Qual profissão escolher?
Artigos,  Conteúdos Paco

Qual profissão escolher?

Autor: Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Revisado por: Grabrielle Fontes

Estudar é de fato o que pode mudar o seu futuro. A sorte é um privilégio de poucos e se você não teve a sorte de crescer na vida como se fosse mágica, este post foi feito exclusivamente para você.

Desde o momento em que se deu conta de que sua vida precisaria de algo a mais, a primeira coisa que deve ter vindo à sua mente é que precisaria estudar e ter uma profissão com um diploma na mão, correto?

O mundo anda dinâmico e um emprego bom está cada vez mais concorrido. Há uma necessidade absurda de incrementar o currículo para que se possa ter destaque frente a uma fila de candidatos.  

Normalmente os meus alunos me falam que escolheram ou estão escolhendo o curso de acordo com o valor do salário que está sendo pago no mercado e acho que isso é um dos piores critérios de escolha. Pensemos juntos, se fulano ganha x, não necessariamente ciclano também ganhará a mesma quantia. O critério que vale para os valores salariais, independentemente da profissão escolhida, é o quanto de dedicação você destinará aos seus objetivos. Steve Jobs, por exemplo, não se graduou em nenhuma faculdade, mas ele soube juntar conhecimentos científicos e técnicos para criar uma maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple.

Vamos lá… 

Ô professor, mas eu não consigo ter foco, disciplina e nem dedicação ao que eu quero. Apesar disso eu posso ganhar um pouco mais?

A resposta é direta e sincera: Não.

Você não pode ganhar o que almeja se não lutar para isso. E não se preocupe se você não consegue, algumas pessoas precisam de uma ajudinha para isso e não há vergonha em correr atrás dessa ajuda.

E é aí que eu entro com o meu trabalho de Coaching e Consultoria. Sou uma pessoa extremamente curiosa que passa os dias criando maneiras de como transformar e melhorar a vida das pessoas, porque, como já disse muitas vezes aos meus alunos, melhor do que receber o peixe é saber pescá-lo. Na verdade o que me faz feliz é o fato de fazer outras pessoas felizes a partir de meu trabalho. É o que me motiva a estudar sempre mais e mais. 

Claro que para qualquer transformação é necessário que a pessoa esteja com a mente e o coração abertos para receber os aprendizados. O sucesso é sim algo palpável e pode vir de uma maneira muito mais fácil logo após você se decidir pela sua profissão.

Como já falei antes, de qualquer modo o valor do salário do mercado não deve ser o motivo das suas escolhas, pois conheço professores que ganham muito mais do que médicos, simplesmente pelo fato de se doarem mais e não se permitirem serem medíocres. 

E outro ponto que também deve ser decisivo são suas afinidades, você deve escolher algo que tenha a ver com seus princípios, suas ideologias e com a sua história de vida, pois tudo se tornará mais prazeroso e é provado cientificamente que quando fazemos algo que gostamos muito, tendemos a ser mais bem sucedidos. 

Quem não quer ganhar muito dinheiro, ter tudo que sempre sonhou e suprir todas as suas necessidades trabalhando com o que mais ama? Todo mundo né?

Saibam que há sim um caminho para isso, coloque agora no papel os seus sonhos e vá atrás deles. Se não conseguir ir sozinho, eu serei a companhia certa para isso e com certeza poderemos ser grandes amigos que estaremos juntos na sua jornada acadêmica, do início ao fim de tudo.Posso te treinar e auxiliar em qualquer momento seja ele fácil ou difícil. Confie em mim e venha comigo nessa viagem para se tornar o profissional mais requisitado do mercado. Acredite que comigo você pode!

Sobre o autor Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa:

Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa
Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo – GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1948149291517472

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *