fbpx
Prejuízos do Trabalho Infantil
Artigos,  Conteúdos Paco

Prejuízos do Trabalho Infantil

O trabalho infantil é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil, o qual insiste em explorar as crianças e tirar delas a infância. No país, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, somente em 2019, 1,8 milhão de crianças estavam em situação de trabalho infantil.

Nesse contexto, cabe dizer, o trabalho infantil não apenas coloca à criança em risco, em condições de vulnerabilidade e situações de perigo, mas também traz sérias consequências para seu futuro, bem como para os pais.

Você gostaria de entender melhor esse assunto? Então, não deixe de continuar a leitura.

O que é trabalho infantil?

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), nem todo trabalho deve ser classificado como sendo trabalho infantil. Nesse sentido, o órgão destaca que o trabalho infantil é definido como o trabalho que priva as crianças de sua infância, bem como do seu potencial e dignidade, e não conduz ao seu desenvolvimento físico e mental.

A OIT traz alguns exemplos que caracterizam o trabalho infantil. São eles:

  • O trabalho representa um perigo e dano às crianças, principalmente no que diz respeito à saúde mental e física, bem como social;
  • O trabalho infantil interfere na sua escolaridade, portanto, na sua formação educacional;
  • É também um trabalho que priva a criança dá oportunidade de ir à escola;
  • Força as crianças a abandonarem a escola prematuramente, ou seja, ainda quando criança;
  • Por fim, o trabalho requer a combinação do tempo escolar com um trabalho longo, árduo e pesado.

Consequências do trabalho infantil para o futuro das crianças e pais

Os impactos do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes são diversos. Conheça os principais a seguir:

O trabalho infantil reproduz o ciclo da pobreza familiar

Como se pode observar, o trabalho infantil faz com que a criança deixe de estudar para se submeter a um trabalho exaustivo e longo. Com isso, ela pode deixar de aproveitar oportunidades excelentes em sua vida e reproduzir o ciclo da pobreza familiar.

A educação é uma forma de obter conhecimento e de se preparar para o mundo, aqui incluso o mercado de trabalho formal e outras oportunidades.

Tira da criança a oportunidade de estudar

Muitas vezes, o trabalho infantil tira da criança a oportunidade de investir em seu futuro, estudando e obtendo conhecimentos acerca dos assuntos que estão relacionados com a história do mundo, nas suas mais diversas perspectivas.

E hoje, como sabemos, o mercado formal valoriza quem tem ensino básico e outras capacitações ligadas à educação.

Pode influenciar o aumento da criminalidade

O trabalho infantil esgota, muitas vezes, a criança, fazendo com que ela não estude e, com isso, não aproveite as oportunidades do mercado de trabalho. Ao não encontrar oportunidades no mercado de trabalho, por conta de sua educação precária, muitas das crianças acabam se envolvendo no mundo do crime.

Assim, o ideal é garantir que a criança aproveite sua infância e estude, para que assim se prepare para o mundo da melhor forma possível, com conhecimento e sabedoria.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Para ler outros como este, você pode acompanhar as publicações em nosso site.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *