fbpx
Dia Internacional da Alfabetização
Artigos

Dia Internacional da Alfabetização

A alfabetização, que pode ser definida como um processo cognitivo de aquisição da capacidade de ler e escrever, é uma habilidade fundamental para qualquer sociedade desenvolvida. É ela que possibilita aos indivíduos o acesso aos bens culturais e ao mercado de trabalho, bem como a socialização plena. No dia 8 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, e é relevante aproveitar essa data para refletir sobre o status da alfabetização no mundo, promovendo o debate sobre sua importância para o ser humano. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é o Dia Internacional da Alfabetização?

O Dia Internacional ou Dia Mundial da Alfabetização, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 8 de setembro de 1967, é comemorado anualmente nessa data e tem como objetivo convidar toda a sociedade à reflexão sobre a importância da alfabetização para o mundo.

Assim, costuma-se, na semana de 8 de setembro, motivar a discussão sobre a importância de incentivar as atividades e processos relacionados à aquisição da capacidade de ler e escrever, despertando, também, a necessidade de se engajar na luta contra o analfabetismo, sobretudo porque as suas taxas ainda são significativamente altas em vários países do mundo. No Brasil, existe, também, o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro.

Qual a importância da alfabetização?

É indiscutível a importância da educação para qualquer sociedade. Além de ser a base para qualquer processo educacional, ela é um direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Quando o indivíduo é alfabetizado de maneira plena, ele pode ter acesso a todos os bens culturais do universo da leitura e da escrita. Além disso, estudos apontam que o Índice de Desenvolvimento Humano de um país está diretamente relacionado à sua taxa de analfabetismo.

O interesse pela continuidade dos estudos também se relaciona diretamente à alfabetização, inclusive àqueles que são alfabetizados tardiamente. O contato com o mundo da leitura e escrita desperta curiosidade, uma vez que as oportunidades de aprendizagem se tornam maiores e constantes.

Outro ponto de relevância para o incentivo à alfabetização diz respeito às oportunidades de emprego: pessoas alfabetizadas têm mais chances de ingressar no mercado de trabalho, o que proporciona melhoria da qualidade de vida e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Quais os números atuais em relação ao analfabetismo no mundo?

O número de pessoas que não foram alfabetizadas ao redor do mundo ainda é assustadoramente alto: segundo dados divulgados pela Unesco no ano de 2018, estima-se que existem 750 milhões de jovens e adultos que não leem nem escrevem. Desses, dois terços frequentam ou frequentaram a escola, o que desperta a atenção para outro problema grave: o analfabetismo funcional, que consiste na falta de habilidade ou dificuldade de leitura e interpretação. No Brasil, os números também são alarmantes: somos a oitava nação com maior número de adultos analfabetos no mundo.

Como vimos, a discussão acerca da importância da alfabetização é necessária e urgente. Portanto, o Dia Internacional da Alfabetização tem extrema importância por consistir em um momento em que todos voltam as suas atenções para o tema, buscando soluções para a erradicação do analfabetismo no mundo.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.