fbpx
Formação_de_professores_banner
Artigos,  Conteúdos Paco,  Imprensa,  Serviço

Professora da Udesc Joinville participa de organização de livro sobre Inovação Pedagógica

A professora Jurema Iara Reis Belli da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville participou da organização do livro “Formação de Professores e Inovação Pedagógica”, em conjunto com as professoras Susana Henriques e Claudia Neves.    A obra conta com nove capítulos que discutem a temática da Inovação Pedagógica, foi lançado pela Editora Paco, e possui 196 páginas, ano de publicação 2022.

“A necessidade de introduzir metodologias inovadoras na sala de aula, é a forma mais ampla e assertiva na relação teoria X prática, ultrapassando os limites da educação puramente tradicional, e estimulando uma educação reflexiva, transformadora e participativa.   Uma emergente atualização dos currículos escolares da educação básica, assim como uma reforma nos cursos de graduação para formação de professores atendendo de forma urgente um novo conceito mundial de ensinar se fazem urgentes.  Os atuais problemas da educação passam a exigir dos profissionais e dos alunos competências e habilidades que extravasam o currículo tradicional”, resumiu Jurema Iara Reis Belli.  

O Livro “Formação de Professores e Inovação Pedagógica” está à venda no site da Editora Paco, e em todas as livrarias do País.

Acompanhe as explicações de Jurema a partir do áudio disponível abaixo:

Áudio

Sobre o livro publicado pela Paco Editorial:

Formação de professores e inovação pedagógica, é uma obra organizada em oito capítulos, dividida em dois eixos temáticos, que consideram; “os contextos, processos e a evolução pedagógica” e a formação de professores, com o objetivo de apresentar reflexões a respeito da formação docente e suas práticas pedagógicas, destacando a importância de inserção de novas metodologias em sala de aula, formando novos profissionais de educação, com diferentes habilidades.

COMPRAR

Sobre as autoras:

Jurema Iara Reis Belli: Doutora em Educação, pela Universidade Aberta de Portugal. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Pedagogia. Professora da Universidade do Estado de santa Catarina. Pesquisadora na área de Formação de Professores. Gestora do Pacto de Educação em Direitos Humanos (Udesc) e Coordenadora do Projeto Gepes/Gradcia (Udesc). Autora de vários Livros. Realizando Projeto de Pós-Doutoramento na Universidade Beira do Interior, Portugal. 

Susana Henriques: Doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal. Investigadora do Cies_Iscte e do LE@D da Universidade Aberta, Portugal. Integra a equipa de coordenação do mestrado em Administração e Gestão Educacional e a equipa de coordenação de cursos de formação docente para a Docência Digital em Rede. Tem orientado diversos trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Tem participado em projetos de investigação, apresentado comunicações em eventos de caráter científico e publicado artigos em revistas científicas.

Cláudia Neves: Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2010, onde leciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Atualmente é diretora deste Departamento. De 2017 a 2019 foi coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, e mantém-se atualmente como sua coordenadora. Tem orientado várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento em torno de temas relacionados com a administração e gestão educacional, a liderança educacional e as políticas educativas. É investigadora integrada no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) onde desenvolve investigação sobre Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional.

Fonte: Udesc Joinville

Achou interessante? Acesse aqui para saber mais.

Livros com 20%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.