fbpx
Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Pós-graduação stricto sensu será integrada ao Sigaa

Os estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília (UnB) passarão a utilizar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para matrícula, obtenção de menções e de certificados, assim como é feito desde 2020 nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da UnB. O Sistema de Pós-Graduação (SIPPOS), que era utilizado até então, foi descontinuado na segunda-feira (27).

 Para Diana Pinho, diretora de Pós-Graduação (DIRPG/DPG), a maior mudança oferecida pelo sistema é o nível de acesso. O sistema permite o acesso de todos os segmentos envolvidos na pós-graduação, como os estudantes, professores, técnicos administrativos e coordenadores de pós-graduação, além da comunidade externa, com um Portal Público que permite conhecer todos os PPGs [programas de pós-graduação] ofertados pela UnB e os editais, bem como possibilita a inscrição nos processos seletivos. O SIPPOS permitia apenas o acesso das secretarias e coordenadores dos PPGs”, detalha.

Núbia de Carvalho, servidora técnica da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) que atua como secretária de curso desde 2000, avalia que a migração é 100% positiva.

Publicidade

Apesar de a migração dos dados dos estudantes ser feita de forma automática de um sistema para o outro, será necessário que os estudantes realizem um cadastro para acessar o Sigaa. Esse processo poderá ser feito a partir desta sexta-feira (1º). Os manuais com orientações para cada público – coordenadores e secretários de curso, discentes e docentes – sobre a realização de procedimentos e sobre as funcionalidades disponíveis no Módulo Stricto Sensu podem ser acessados no menu Manuais da página www.projetosig.unb.br, no item Pós-graduação Stricto Sensu. Para outras informações, é possível enviar dúvidas para o e-mail sigstrictodpg@unb.br.

Acesse os manuais 

Benefícios

Outros avanços que poderão ser percebidos pelos usuários do novo sistema é a facilidade de acesso a informações que antes eram solicitadas na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) ou na secretaria de curso, como solicitações de prorrogação ou de trancamento de disciplina e as pendências para a conclusão do curso.

Além disso, para docentes e secretarias de curso, o Sigaa gera relatórios de gestão, destacando, por exemplo, a relação de cada estudante com o seu prazo de conclusão de curso e colocando em evidência os estudantes cujos prazos estão perto de expirar.

Fonte: UnB Notícias

Gostou? Acesse o link para mais detalhes.

Livros com 20%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.