fbpx
Nosso_autor_Rafael_Nascimento
Conteúdos Paco,  Serviço

Nosso autor: Rafael Nascimento Gomes

No blog de hoje apresentaremos Rafael Nascimento Gomes, que, em 2017, publicou o livro “As relações diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1398): O Brasil de Getúlio Vargas visto pelo Uruguai de Gabriel Terra” pela Paco Editorial.

Sobre o autor:

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (Linha de Pesquisa: Política, instituições e relações de poder). Foi bolsista CAPES. Possui mestrado (2014-2016) e graduação em História (Bacharelado/Licenciatura) na mesma instituição (2010-2013). Realizou intercâmbio na Universidad de la República (UdelaR), em Montevidéu (2012). Pesquisa sobre a História da América Latina, História do Brasil, História das Relações Internacionais do Brasil e História do Rio da Prata, com ênfase nas relações entre Brasil, Uruguai e Argentina. É membro do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (IREL/UnB).

Livro publicado pela Paco Editorial:

Neste livro, o leitor encontrará uma síntese histórica da política do Brasil em relação ao Rio da Prata, com destaque para o Uruguai, bem como análise da historiografia sobre as relações entre os dois países. A análise da interpretação da diplomacia uruguaia do Governo de Getúlio Vargas, bem como dos seus objetivos e expectativas nas relações com o Brasil, entre 1931 e 1938, é feita pari passu às suas conexões com os processos políticos internos uruguaio e brasileiro. Rafael Nascimento Gomes é bem-sucedido em demonstrar a “visão do outro” – da diplomacia uruguaia – em relação às políticas interna e externa brasileira. Ademais, ele contribui para o conhecimento delas por meio do aporte das análises diplomáticas uruguaias sobre a realidade política brasileira. Este livro demonstra não só a importância do Brasil para o Uruguai, mas também a importância deste para nós. Na década de 1930, convergiram para posições comuns no antiliberalíssimo e na vigência das ditaduras varguista e terrista; hoje, felizmente, convergimos no processo de integração e na defesa da democracia. Este livro é exitoso a analisar o início dessa trajetória, a qual demanda novos estudos históricos.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.