fbpx
Dicas_de_escrita_3
Conteúdos Paco,  Serviço

Uso de “Através de” e “Por meio de”

Entre as diversas dúvidas da Língua Portuguesa, é bastante comum ficar se questionando sobre o uso de “através de” e “por meio de”. Embora ambas sejam utilizadas em diversos momentos com o mesmo significado, entenda que há diferenças, ok? Não dá para usá-las com o mesmo propósito.

Felizmente, compreender o emprego correto desses termos não é nada complexo. Certamente, você nunca mais vai errar, mesmo que sejam bem similares e haja bastante confusão sobre o assunto.

Então, acompanhe esse texto com atenção e descubra quando utilizar “através de” e qual o momento de empregar “por meio de”.

Boa leitura!

Quando deve usar o “através de”?

Sobretudo, a palavra “através” é categorizada como um advérbio. Ou seja, é um termo invariável e que vai acompanhar o verbo com o objetivo de mudar o seu sentido.

Além disso, é importante entender que “através de” pode ser sinônimo de:

  • “de um lado para o outro”;
  • “por entre”;
  • “no decorrer de”;
  • “ao longo de”.

Assim sendo, “através de” pode ser alterado por essas expressões sem que aconteça alguma mudança de sentido. Desse modo, é evidente que a locução possui significado direto ao movimento físico, uma vez que aponta para a ideia de travessia.

Exemplos:

  1. “As folhas de outono invadiram o quarto através da porta”;
  2. “Observou a noite iluminada através da janela do último andar”;
  3. “O ladrão invadiu a sua casa através do portão”;
  4. “Infelizmente, a bala atravessou a parede”; 5. “Será que o homem irá evoluir através dos tempos?”.

Quando usar o “por meio de”?

De modo geral, a locução “por meio de” expressa a ideia de “por intermédio de” e está conectada diretamente com o conceito de instrumento. Ou seja, “por meio de” é usado quando é necessário imprimir a ideia de que algo ocorreu por intermédio de alguma coisa ou de uma pessoa.

Exemplos:

  1. “Conheci meu esposo por meio de amigas em comum”;
  2. “Consegui esse trabalho por meio de concurso público”;
  3. “Por meio de familiares, encontrei o apartamento perfeito”;
  4. “A loja envia os boletos por meio de mensagens no WhatsApp”;
  5. “Soube da fofoca por meio de postagens em redes sociais”.

Dessa forma, ao escrever ou dizer “Luana conheceu Pedro através de Maria”, dá para pressupor que Maria é uma pessoa translúcida e que Luana foi capaz de atravessá-la para ter acesso a Pedro. Contudo, não há sentido nenhum nisso, correto?

Sendo assim, a diferença é bem clara, correto? Nunca mais você vai errar o emprego dessa locução.

A Língua Portuguesa não para de evoluir

Acima de tudo, compreenda que a nossa língua está em constante transformação e acompanha as atualizações, alterações e evoluções. Alguns estudiosos já consideram que ambas locuções podem ser utilizadas em ambas ocasiões.

Ainda que alguns linguistas e dicionários aceitem às duas maneiras com a função de expressar “por intermédio de”, em provas, redações, textos, diálogos, livros, etc. É importante prezar sempre pela norma culta da língua portuguesa, bem como pela clareza.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as nossas postagens para mais informações!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.