fbpx
Notícias Acadêmicas,  Releases

Entre o Rural e o Urbano

O livro “Entre o Rural e o Urbano” fala sobre o processo de migração de pessoas que vivem nos interiores do Brasil para os grandes centros. Para isso, a autora Lidiane Maciel traz à tona o caso de trabalhadores rurais que residem no alto médio Canindé, no Piauí, e decidem tentar a vida na cidade de São Paulo.

É de conhecimento geral, que esse fluxo migratório no Brasil, está se tornando cada vez mais comum. Quem vive nas grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, encontra muitas pessoas do interior do país e até mesmo de capitais de estados que se encontram no Nordeste e Norte. A ideia do livro é discutir esse fenômeno e entender de que maneira a vida dessas pessoas e das cidades em geral são afetadas.

Para explicar essa migração para os seus leitores, a autora fez uma vasta pesquisa com algumas pessoas que deixaram o Piauí para irem para São Paulo. Ao ler histórias de parcela desses indivíduos, é impossível não se emocionar. Isso porque deixar seu estado e sua gente não é uma tarefa simples.

Além disso, o preconceito que sofrem torna a situação ainda pior. Entretanto, de uma maneira criativa, eles conseguem driblar algumas dessas dificuldades e conquistam seus espaços com o fruto do seu trabalho e esforço. Algo muito bonito é notar que eles são movidos pela esperança de uma vida melhor.

Um olhar atento para esse fenômeno é essencial, uma vez que influencia diretamente no cotidiano dos municípios brasileiros. Isso porque esse movimento populacional faz com que os territórios obrigatoriamente se recriem. Para isso, é necessário uma boa gestão e grande conhecimento sobre essa questão.

Vale ressaltar que essa é uma pesquisa etnográfica, ou seja, a autora acompanhou parte desse processo dos seus entrevistados. Esse é um ponto extremamente positivo, pois ela pode acompanhar de perto a trajetória deles e sentir o que eles realmente querem transmitir. Dá a ela uma propriedade maior de falar sobre esses personagens.

Um ponto muito interessante desse livro é que essas pessoas não são tratadas como meros números e sim como indivíduos que têm suas histórias e as rédeas de suas próprias vidas. São mostrados como os agentes determinantes das mudanças que ocorrem e não como fruto do meio.

Sobre a autora

A autora do livro é Lidiane Maciel , como já citado acima. Ela é doutora em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), docente e pesquisadora na Universidade do vale do Paraíba (Univap).

Além dessa obra, ela também escreveu “O sentido de melhorar de vida: migrações arranjos familiares na migração para o interior de São Paulo”. Isso sem contar os vários artigos acadêmicos que levam a sua assinatura. Com isso, é possível perceber que ela possui uma vasta experiência e pesquisa a respeito dessa temática.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.