fbpx
ortografia
Artigos,  Conteúdos Paco,  Notícias Acadêmicas

PARA A ESCRITA DO SEU LIVRO, DICAS DE ORTOGRAFIA

Com o novo acordo ortográfico – de 1990 mas em vigor no Brasil desde 2016 e em Portugal desde 2009 – diversas palavras mudaram a forma como são grafadas.

Um exemplo muito importante são os ditongos abertos tônicos éi” e “ói” das palavras paroxítonas, que até então recebiam acento, agora já não mais.

Justifica-se que essa mudança se deu a existente oscilação em muitos casos entre o fechamento e a abertura na sua articulação.

Portanto, palavras como apóio, colméia, platéia e outras sofreram essa mudança:

  • Apóio – Apoio
  • Colméia – Colmeia
  • Platéia – Plateia
  • Assembléia – Assembleia
  • Idéia – Ideia
  • Heróico – Heroico

Lembrando que o acento gráfico permaneceu nas oxítonas e monossílabos tônicos com ditongos abertos tônicos “éi”, “ói” e “éu”, seguidos ou não de “s”, como vemos:

  • Oxítonas: herói, anéis, chapéu, troféus, papéis.
  • Monossílabos tônicos: véu, mói, rói, méis, dói.

Importante: A palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.

Tais mudanças ortográficas trazidas pela Nova Ortografia ainda hoje causam dúvidas em muitos de nós.

Nos originais que recebemos é comum fazermos diversos ajustes de acentuação. Na hora de escrever, nem sempre é possível se apoiar no corretor automático do editor de texto, que não sabe se decidir corretamente em palavras com a mesma grafia, como no caso de papéis (plural de papel), que fica muito como papeis, forma conjugada do verbo papar, ou seja, outra conotação.

Dicas para aprimorar a nossa escrita nunca são demais.

Tem interesse em publicar obra acadêmica ou de literatura pela Paco? Saiba mais aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *