Institucional,  Releases

Metodologias de ensino-aprendizagem na formação do professor

A nova obra da Paco Editorial discute metodologias de ensino-aprendizagem na formação do professor.

Nos últimos anos, o Brasil passou por grandes transformações na área da educação. A realidade se tornou mais dinâmica, e foram necessárias novas posturas e novos olhares dentro da sala de aula.

A formação de professores acompanhou todos esses processos múltiplos, tanto nas fases iniciais como nas continuadas, a prática do ensinar se renovou. Apesar de grandes avanços terem acontecido, retrocessos nos mais variados âmbitos também acompanharam as mudanças positivas.

A obra “Metodologias de ensino-aprendizagem na formação do professor”, publicada pela Paco Editorial neste ano, traz um olhar analítico para as discussões acerca da educação, olhares múltiplos para as tantas experiências do ensinar.

As organizadoras do livro são mulheres gabaritadas das mais diferentes áreas. Crislaine Aparecida Ribeiro Salomão é da área de Matemática, tem graduação, pós-graduação e formação como pedagoga, atua como professora no Colégio Jesus Maria José e no ensino superior da Universidade Nove de Julho. Margarete Bertolo Boccia é Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Nove de Julho e docente da mesma instituição. Thatiana Francelino Guedes Pineda é Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e também professora do ensino fundamental pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie.

As organizadoras reuniram textos de experientes professoras que atuam no curso de graduação de pedagogia presencial que abordam diversas reflexões para as experiências de ensino e propõem que as metodologias sejam ampliadas e enriquecedoras, tanto para os professores quanto para os alunos.

A sala de aula é, nas muitas argumentações trazidas pelas autoras, um campo enorme de possibilidades. O professor se torna, nesse contexto, mediador de conhecimento que lida com as mais variadas situações e que estimula diálogos. Mais do que um mediador, o professor promove as discussões, garantindo que essas sejam de aprendizado e trocas.

Durante os capítulos, também são incorporados debates sobre o perfil do professor e as inúmeras possibilidades possíveis de atuação nas mais variadas áreas do conhecimento. As análises apresentadas trazem a reflexão de que a estrutura formativa da escola pouco modificou e a formação dos professores também não teve muitas alterações, mas a sociedade e cultura sofreram alterações.

O pedagogo, logo depois de formado, sai da graduação ansioso e esperançoso para mudar a realidade ao qual está se inserindo profissionalmente. Só que, nesse processo, inúmeros desafios surgem, desde o despreparo para lidar com situações conflituosas, até questões estruturais dentro da escola que impedem, por exemplo, a realização de aulas diferenciadas e inovadoras.

As práticas, assim como a análise crítica perante as próprias atuações em sala de aula, são elementos presentes nos textos que refletem e trazem questionamentos sobre a trajetória dos professores. Os diferentes contextos nos quais os professores são inseridos mudam e, para isso, é de extrema valia a constante reflexão sobre essa prática profissional que desempenha um papel fundamental nas fases iniciais da vida humana.

Outro aspecto discutido no livro é a criação de novas leis e diretrizes voltadas para Educação no país, que tiveram relação com os processos e metodologias de ensino que construíram a formação de professores nos últimos anos.

A Paco Editorial apresenta a obra “Metodologias de ensino-aprendizagem na formação do professor” para reforçar a sua missão enquanto propagadora e divulgadora de ciência e cultura, num compromisso sério com estudantes, professores e profissionais que estão em busca de aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *