fbpx
Dicas_de_escrita_senão
Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “Senão” e “Se não”

Existe diferença entre “senão” e “se não”, por mais que as duas expressões sejam pronunciadas da mesma forma. A escrita pode confundir muitas pessoas, porém, ainda assim, é possível fazer uma distinção entre ambas de maneira rápida.

Ao realizar a troca por sinônimos, fica muito mais simples entender quando utilizar cada uma das palavras. Porém, para isso, é necessário conhecer os termos que servem de substituição, senão você pode acabar cometendo alguns erros em relação a isso.

Se você quer descobrir como diferenciar as duas expressões de maneira prática, não deixe de ler o artigo a seguir!

Substituição de termos deixa tudo mais simples

Para entender a diferença entre “senão” e “se não”, a forma mais fácil é fazendo a substituição dessas pessoas. Existem sinônimos que, ao serem colocados no local desses termos, torna mais fácil notar qual deve ser utilizado em cada situação.

Para a expressão “se não”, nós podemos fazer a substituição pelos termos “caso não”. Toda vez que estiver com dúvida sobre qual palavra usar, e a expressão “caso não” encaixar corretamente, saiba que “se não” é a forma correta a ser utilizada.

Já para o caso de “senão”, a substituição pela expressão “do contrário” é a que deve ser feita. Logo, se “do contrário” se encaixar no lugar de “senão” dentro de uma frase, saiba que esse é o termo certo a ser utilizado, para não correr risco de errar.

Publicidade

É preciso muita atenção com a escrita junta

Outro ponto para ficar atento entre a diferença entre “senão” e “se não” é que, no caso da primeira expressão, existem outros sinônimos a serem considerados. Ou seja, ele não faz a substituição apenas de “do contrário”, e por isso, é interessante conhecer os outros termos.

Conhecer as outras expressões que são sinônimas de “senão” é interessante para tornar o seu aprendizado mais completo. Além disso, ajuda você a fazer substituições nas frases de maneira mais simples, para facilitar os seus acertos com gramática.

No mais, no caso de “se não”, a única expressão sinônima é “caso não”, o que torna o seu aprendizado ainda mais fácil. Agora, sem mais delongas, confira outros sinônimos de “senão”, para te ajudar a não errar no momento da escrita:

  • mas;
  • defeito;
  • problema;
  • falha;
  • a não ser;
  • exceto.

Exemplos para ficar o aprendizado da diferença

Como vimos, nossa dica de português sobre a diferença entre “senão” e “se não” é bastante simples, porém, te ajuda a encontrar a resposta rapidamente. Ao fazer a substituição, você não corre o risco de escolher a opção errada na escrita.

Porém, para te ajudar ainda mais a entender como funciona na prática, separamos algumas frases para fixar o seu conhecimento. Confira:

  • se não conseguir chegar à Rodoviária até às 16 horas, vamos ter que te deixar para trás (a expressão “se não” foi usada como sinônimo de “caso não”);
  • pegue carona com o Roberto, senão você vai se atrasar para a viagem (“senão” foi usado como sinônimo de “do contrário”);
  • Ele pode até ser uma pessoa legal, mas ainda fico pensando naquele senão (“senão” foi usado como sinônimo de problema).

Como podemos ver, o uso é fácil, a partir do momento em que você analisa o sinônimo que pode ser usado para substituir a palavra. O truque é simples, porém, garantimos que ele sempre irá funcionar, e vai te ajudar a acertar o uso correto dos termos.

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais!

Livros com 40%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.