É muito comum brasileiros terem dificuldades quanto à escrita de certas palavras da própria língua. Nosso vocabulário é bem vasto e as conjugações de verbos são extensas. Não à toa o português é considerado uma das línguas mais difíceis de se aprender do mundo.
Todo esse cuidado é aprendido desde os primeiros anos de escola. Mas obviamente algumas pessoas têm mais dificuldades que outras para o aprendizado. Uma das dicas para que isso possa se tornar uma tarefa mais fácil é adquirir o hábito da leitura.
Em algumas profissões, a gramática é mais exigida que em outras áreas. Mas para tudo o que fazemos precisamos nos comunicar e utilizamos a escrita. Afinal, saber como nos expressar é o principal método para conseguir o que queremos.
Algumas expressões e palavras causam muita confusão em sua escrita, justamente por serem bem parecidas. Mas tudo depende do contexto em que será inserida, e o mau emprego da palavra pode causar confusão na hora de se comunicar.
Entre as expressões que mais podem causar confusão estão embaixo e em baixo. Pode até não parecer, mas elas são usadas em contextos completamente diferentes.
A diferença entre as expressões
A palavra embaixo é escrita junta, como um só termo, e é um advérbio de lugar. Seu significado demonstra que algo está em uma parte inferior em relação a outra. O seu oposto é a expressão
“em cima”, que sempre se escreve dessa maneira.
Quando empregada, costuma ser acompanhada da preposição “de”, formando assim uma locução adverbial. Essa palavra serve para mostrar a localização de algo quando está sob alguma coisa.
Já no caso da expressão em baixo, ela é formada pela preposição “em” e o adjetivo “baixo”, que só estão sendo usadas juntas devido ao contexto em que está inserida, quando se exige o emprego dessas duas palavras.
Ela funciona como um adjetivo e sempre está ligada a um substantivo. Ela pode variar em gênero e número para concordar com o substantivo. Para observar se está sendo utilizada de forma correta, basta mentalizar o uso de seu significado oposto, em alta ou em alto.
Exemplos de usos para embaixo e em baixo
Vamos falar primeiro sobre o emprego da palavra embaixo. Como ela se refere a localização, sempre estará relacionado a outro substantivo, mas nem sempre precisa de um complemento, principalmente em respostas.
- Prefiro guardar os sapatos embaixo da cama;
- Gosto de colocar as mãos embaixo do travesseiro;
- Os livros ficam embaixo da mesa;
- O gato está embaixo do carro;
- Eles estão lá embaixo.
Agora, no uso da expressão em baixo, são duas palavras separadas que se unem para dar sentido à frase. Geralmente associada ao se referir a situações de pouca intensidade.
- Essa resposta foi em baixo nível;
- A música está em baixo volume;
- Apenas invisto em baixo risco;
- Mensagens escritas em baixo calão;
- Eles estão em baixo período de vendas.
Em algumas outras situações, o emprego dessas expressões pode ser ainda mais confuso devido a um contexto específico. Quando alguém quer pedir para assinar algum documento, por exemplo, ou fazer uso da expressão em alguma situação, é escrita a frase “assino embaixo”, junta, porque nesse sentido a palavra é um advérbio, no qual indica o local onde será feita a assinatura.
Gostou? Acompanhe nosso blog para mais dicas.