fbpx
Artigos

Dia Nacional do Livro

Você sabia que todos os anos em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro?

Sim, essa maravilhosa criação do homem tem não apenas uma, mas algumas datas em sua comemoração e cada uma delas com homenageados principais.

Já existem: o dia do livro infantil, o dia mundial do livro, entre outros.

Nesse artigo você saberá mais sobre Dia Nacional do Livro e a sua história.

Por que 29 de outubro?

Em 29 de outubro de 1810, foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a Biblioteca Nacional.

A instituição contava com alguns exemplares de livros trazidos pela Família Real Portuguesa quando se mudaram para o Brasil. Eram mais de sessenta mil objetos entre livros, mapas, manuscritos e outras obras.

Hoje em dia, a biblioteca conta com mais de 9 milhões de exemplares em seu acervo.

Embora saibamos que alguns entusiastas da literatura tenham a predileção por ainda celebrar os livros no dia 23 de abril, que é o Dia Internacional do Livro em comemoração ao grande escritor espanhol Miguel de Cervantes, de Dom Quixote, cada vez mais a data autenticamente brazuca tem ganhado lembranças e adeptos.

Livros no Brasil

Uma curiosidade que só os apaixonados por livro sabem: o próprio D. João VI fundou a Imprensa Régia Brasileira, na qual os primeiros e muitos dos mais importantes livros brasileiros foram rodados.

E a primeira obra a ser editada em solo tupiniquim foi o grande clássico da língua portuguesa “Marília de Dirceu”, escrita por Tomás Antônio Gonzaga.

Aliás, você já leu essa obra? É uma boa dica para aproveitar.

Companheiros para muitos momentos

É muito comum ao falarmos sobre os livros lembrarmos do quanto eles nos fazem viajar, nos apaixonam e aproximam de personagens que se tornam grandes companhias e até deixam saudades. É claro que para os momentos de lazer essa função de transcendência dos livros é mais do que enriquecedora e deve ser sempre aproveitada e incentivada.

Mas, para além dos romances e aventuras e demais gêneros de literatura que estamos acostumados, os livros são grandes companheiros também para quem busca realizar um sonho e traçar planos de carreiras para o futuro.

Afinal, seja com o auxílio dos livros didáticos ainda na escola, ou com as orientações dos livros técnicos quando precisamos estudar e nos aprofundar em matérias especificas, encontramos um grande apoio para alcançar os nossos objetivos estudantis.

Os livros profissionalizantes são fundamentais para quem busca dar mais passos em suas carreiras e especializações e não poderiam ficar de fora dessa celebração sem uma lembrança.

Comemore o Dia Nacional do Livro

Que tal aproveitar o próximo dia 29 de outubro e tirar da prateleira aquele livro que já está na leitura há muito tempo? Quando começar, aposto que vai difícil parar antes do fim.

Outra dica para que você entre no clima da celebração do dia é: faça uma lista com os livros que já leu e os atribua para as pessoas de seu convívio, afinal é muito mais legal quando alguém próximo conhece e pode discutir sobre aquele universo com você. Aproveite para emprestar ou presentear seus amigos com livros.

E por fim, mas não menos importante, tire os sonhos do papel! Comece elencando quais as especializações você pretende fazer, qual será a primeira e qual a sua maior dificuldade entre as matérias ou assuntos. Com certeza haverá um livro que estará completamente pronto esperando para ser o seu guia rumo ao tão sonhado novo diploma, ou para tirar de vez as dúvidas que te acompanham há tanto tempo.

Não deixe de investir no seu futuro, um bom livro profissionalizante pode ser o empurrão que falta para alcançar o seu objetivo.

ACESSE NOSSA LOJA!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *