fbpx
[BLOG] Patrimônio Audiovisual: O que é?
Artigos

Patrimônio Audiovisual: O que é?

No dia 27 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, e esta data nos convida a refletir sobre sua importância e os motivos que levam à preocupação e preservação desse tipo de bem material.

Mas afinal, o que leva a sociedade a se interessar pelas práticas de cuidado e preservação desses bens? Qual o sentido ao se criar uma data? Enfim, o que é um patrimônio audiovisual?

Se você ainda não está por dentro desse assunto, ou se você quer se inteirar mais, continue conosco e expanda sua bagagem cultural.

O que nos une enquanto humanidade?

A história da humanidade sempre foi cercada de mistérios, crenças e fatos: foram essas características que fizeram com que nossos antepassados tivessem o ímpeto de buscar por soluções para seus problemas. Com isso, os seres humanos fizeram inúmeras descobertas e conquistas, e hoje somos quem somos graças aos que nos precederam.

A tradição das histórias passadas oralmente, conhecimentos em livros, fotografias e histórias gravadas em áudios e vídeos fazem parte desse universo, já que são fontes inesgotáveis de conhecimento acerca das diferentes atividades que compõe a natureza humana.

Além disso, a identidade cultural de um povo é inevitavelmente composta por bens audiovisuais que dão contexto, cor e forma a sua cultura.

Risco de extinção

Com o avanço das tecnologias e facilidades de acesso a informações, os dados audiovisuais se tornaram voláteis e facilmente escapam de nossas mãos por sua abundância, tanto em quantidade quanto qualidade.

Dessa forma o nome “patrimônio audiovisual” traz à tona a ideia de encarar as diferentes manifestações de imagens, áudios e vídeos como parte importante dos códigos significantes que compõe a cultura desde o nível individual até o mundial.

Preservação da memória: por quê?

O passado como fonte de conhecimento

Se nós somos quem somos é porque outras pessoas viveram e passaram por diversas situações que as fizeram aprender. Esse conhecimento é imprescindível por conter elementos que auxiliem a humanidade a constantemente se (re)descobrir.

O presente com suas “provas de fogo”

E mesmo atualmente nós seres humanos temos muito que melhorar, não é? Ainda vivenciamos diversas situações que nos coloca à prova diariamente, seja a nível pessoal, social, político ou cultural. É nos ensinamentos e experiências do passado que buscamos a inspiração e ferramentas para encarar as situações presentes.

O futuro como esperança para humanidade

Conhecendo o passado, não deixamos seus conhecimentos morrerem e serem distorcidos. Com essa enciclopédia viva em mãos, podemos lidar com o futuro de maneira mais assertiva e alinhada ao bem da humanidade.

Acessibilidade de conteúdo

O conhecimento é universal e todos nós temos o direto e dever ao seu acesso. Dessa forma, a acessibilidade de informações, sejam elas fotos, áudios, vídeos e demais materiais é importante para mantermos esse conhecimento vivo e circulante.

A sensibilidade atemporal

Quais músicas compuseram sua vida? Quais livros ilustraram sua infância? Quais fotografias te captaram para criar sua visão de mundo? Quais filmes puderam definir um país, uma região, um dialeto?

Para além dos conhecimentos que são “visivelmente aplicáveis” à vida cotidiana, é nas entrelinhas que estão as memórias e aprendizados que compõem o patrimônio cultural tangível e intangível da vida humana. O conhecimento também é sutilmente palpável.

Preservar e manter vivos os patrimônios audiovisuais, que vem de espaços, tempos e contextos tão diferentes, é fundamental para não esquecermos nossas origens e termos um respaldo vívido sobre o que nossas práticas promovem na sociedade.

Diversas campanhas, estudos e pesquisas estão sendo feitas para garantir que nossos descendentes possam ter acesso a esses mesmos materiais que nós tivemos a oportunidade de visitar.

Celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é resgatar memórias, e essas memórias são as identidades do que nos fazem seres humanos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *