fbpx
Praticas
Artigos,  Conteúdos Paco,  Serviço

Conhece as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)?

As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) foram instituídas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, no âmbito do SUS. Hoje, em nosso SUS, temos 29 práticas reconhecidas: acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo, as primeiras a integrarem a PNPIC na sua criação, em 2006. A Portaria nº 849/2017, incluiu outras 14 práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária e yoga.  A Portaria nº 702/2018, por sua vez, integrou mais 10 práticas ao SUS, sendo: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.

As PICs são práticas multidisciplinares com um histórico milenar de promover o bem-estar, oferecer maior integralidade e resolutividade para os diferentes níveis de atenção à saúde, com ênfase no cuidado continuado, humanizado e na interação entre saberes científicos dos profissionais de saúde e outros saberes circulantes na sociedade.  Além disso, a inserção das práticas integrativas na atenção primária, especializada e hospitalar contribuem para ampliar as possibilidades terapêuticas no cotidiano dos profissionais, não somente centrada na assistência, mas, sobretudo, no cuidado centrado na pessoa contextualizado, culturalmente enriquecido e ampliador da autonomia dos usuários e dos profissionais que vai além de intervenções focadas na doença.

O fortalecimento da inserção das PICS nos serviços de saúde, público e privado, abre caminhos à promoção da saúde e prevenção de agravos como recursos que integram/complementam a prática clínica convencional e, também como um dispositivo de diálogo e vínculo entre profissional de saúde e o usuário.

Gostou do tema? Confira agora o livro publicado pela Paco Editorial

Esta obra tem como objetivo apresentar análises e discussões desenvolvidas acerca da contribuição da Acupuntura e todos os benefícios que essa técnica milenar chinesa oferece para a saúde e cuidado. Ao longo dos capítulos que constituem essa obra também são apresentadas experiências clínicas de profissionais que expõem suas experiências e como o uso dessa técnica pode ser benéfico em diversas situações da vida.

COMPRAR

Acesse o site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.