Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

CEPE empossa diretores das 18 unidades acadêmicas e representantes de cursos de graduação como conselheiros; reitor anuncia Estatuinte para dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará, em sua 133ª sessão ordinária, ocorrida na manhã desta sexta-feira (27), deu posse, como conselheiros, aos novos diretores eleitos para gerir as 18 unidades acadêmicas da UFC em Fortaleza e no Interior. Além deles, foram empossados os dois representantes das coordenações de cursos de graduação da UFC e aprovadas indicações de membros externos para compor o Conselho.

Publicidade

O reitor Custódio Almeida recepcionou os novos conselheiros lembrando que eles não serão membros somente do conselho pleno, mas das Câmaras de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão do CEPE. “Muitas pautas que chegam ao CEPE podem ser resolvidas nas próprias câmaras, deixando para o plenário apenas os temas de deliberação obrigatória”, elucidou. Em nome dos diretores recém-conduzidos, falou o Prof. Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano, novo gestor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Ele relatou aos conselheiros a mudança de clima e o ar de otimismo presente em sua unidade, tanto com relação à nova administração da Reitoria quanto ao novo mandato da direção. “Estamos muito esperançosos de dias melhores, não só por termos uma reorganização da ordem democrática no nosso País como também na nossa Universidade. Espero que possamos ter quatro anos de uma UFC cada vez mais conectada com sua comunidade, reconhecendo a força que tem. Estamos em um lugar que tem muita potência para transformar vidas”, afirmou, ressaltando ser ele mesmo fruto dessa transformação. “Se não tivesse tido acesso à universidade pública, eu não estaria aqui como conselheiro. É uma responsabilidade muito grande falar desse lugar”, disse, desejando aos pares quatro anos de êxito em seu trabalho. Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC Em seguida, foram empossados e recepcionados os dois representantes das coordenações de cursos de graduação na instância deliberativa: Prof. Breno Barros Telles do Carmo (titular), do Curso de Engenharia de Produção, e Prof. Eduardo Vinícius Mota e Silva (suplente), do Curso de Educação Física.

Na sequência, foram aprovadas indicações de integrantes de organizações da educação local para fazer parte do CEPE: Maria de Fátima Ferreira Lima e Samuel Brasileiro, representantes do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE); Germânia Kelly Ferreira de Medeiros e Camila Assis de Sousa Soares, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME); e Francisco Nazareno de Oliveira e Lucieudo Ferreira, representando o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (SINEPE-CE). Durante as comunicações, o reitor trouxe ao conhecimento público que, na última sessão ordinária do Conselho Universitário em 2023, prevista para 15 de dezembro, a administração deflagrará a revisão do Estatuto e do Regimento da UFC, ocasião conhecida como “Estatuinte”. “Estamos preparando uma metodologia para o envolvimento e ampla contribuição de toda a comunidade acadêmica. Nosso Estatuto e nosso Regimento não são pétreos, tanto que foram revistos em diferentes momentos. Não podemos mais adiar esse trabalho. Em breve, vamos receber o texto vigente dos dois, abrindo um processo de discussão e reconstrução que deve demorar até o fim do ano de 2024”, antecipou o dirigente.


Foram aprovadas ainda pautas como a alteração na Resolução nº 01/2017 do CEPE, que aborda processos de revalidação de diplomas de cursos de graduação e reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu expedidos por estabelecimentos de ensino estrangeiros; o julgamento de recurso ao indeferimento do reconhecimento de um diploma de mestre; a abertura de concursos públicos sem dedicação exclusiva (em caráter de excepcionalidade) para professor efetivo na área médica; e a homologação da aprovação de dois candidatos aprovados em seleção para professor visitante. Foi incluída como pauta a reconfiguração das Câmaras de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão do CEPE, tendo sido aprovada por unanimidade após receber emendas dos conselheiros. Ainda na sessão, retirou-se de votação o julgamento de um recurso de nulidade a respeito de concurso público para professor efetivo na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Durante a discussão de mérito, houve pedido de vistas do processo para se ter mais tempo de análise, o que acabou adiando a votação para a sessão seguinte de deliberação do conselho.

CONFIRA A LISTA DE NOVOS CONSELHEIROS

A seguir, estão listados os novos integrantes do CEPE, entre membros internos empossados e indicações externas aprovadas: Novos diretores e vice-diretores Wandemberg Paiva Ferreira e Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Centro de Ciências) Sônia Maria Pinheiro de Oliveira e Alexandre Holanda Sampaio (Centro de Ciências Agrárias) Cícero Anastácio Araújo de Miranda e Luiz Fábio Silva Paiva (Centro de Humanidades) Bruno Vieira Bertoncini e Luciana Rocha Barros Gonçalves (Centro de Tecnologia) Gustavo César Machado Cabral e Machidovel Trigueiro Filho (Faculdade de Direito) Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano e José Carlos Lázaro da Silva Filho (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade) Heulália Charalo Rafante e Alexandre Santiago da Costa (Faculdade de Educação) Ana Karina Bezerra Pinheiro e Nirla Rodrigues Romero (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem) João Macedo Coelho Filho e Danielle Macedo Gaspar (Faculdade de Medicina) Lidriana de Souza Pinheiro e Rodrigo Maggioni (Instituto de Ciências do Mar) Ivânio Lopes de Azevedo Júnior e Denise Vendrami Parra (Instituto de Cultura e Arte) Maria Eleni Henrique da Silva e Edson Silva Soares (Instituto de Educação Física e Esportes) Gabriel Antoine Louis Paillard e Ernesto Trajano de Lima Neto (Instituto Universidade Virtual) Sandro Vagner de Lima e Francisco Diones Oliveira Silva (Campus da UFC em Crateús) Márcio Veras Corrêa e João Henrique Gonçalves Medeiros Corrêa (Campus da UFC em Itapajé) Andréia Libório Sampaio e Paulo de Tarso Guerra Oliveira (Campus da UFC em Quixadá) Cândido Jorge de Sousa Lobo e Pablo Luiz Braga Soares (Campus da UFC em Russas) Mário Áureo Gomes Moreira e Rita Helena Sousa Ferreira Gomes (Campus da UFC em Sobral) Representantes das coordenações de cursos de graduação da UFC Breno Telles do Carmo (titular) Eduardo Vinícius Mota e Silva (suplente) Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) Maria de Fátima Ferreira Lima (titular) Samuel Brasileiro (suplente) Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) Germânia Kelly Ferreira de Medeiros (titular) Camila Assis de Sousa Soares (suplente) Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (SINEPE-CE) Francisco Nazareno de Oliveira (titular) Lucieudo Ferreira (suplente) Com as posses e aprovações, fica formalizada a composição do CEPE para a nova gestão; os representantes externos devem compor o Conselho da UFC já a partir da próxima sessão.

Fonte: UFC

Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *