fbpx
Caça ao Bicho-TCC-Papão
Artigos,  Conteúdos Paco

Caça ao Bicho-TCC-Papão

Autor: Marcos Rogério Martins Costa

Revisado por: Grabrielle Fontes

Se você chegou até aqui é porque deve estar escondido debaixo do lençol no escuro e com muito medo do Bicho-TCC-Papão né?

Calma! Os seus problemas acabaram. Ou estão próximos de acabar neste exato momento.

Eu sou o Caça-Bicho-TCC-Papão mais legal do mercado (naquele estilo Ghostbusters, lembra?) e estou pronto para te mostrar que esse bichão é mais um bichinho de pelúcia pronto para te fazer muito feliz no final das contas.

Quer ver? Vamos lá… Vou acender as luzes! 

O fim do curso está terminando, já estudou muito e você não vê a hora de pegar o seu diploma e entrar de uma vez por todas no mercado de trabalho, mas ainda não escolheu o seu tema e nem faz ideia de como fazer ou como começar isso? 

Você chegou na hora exata! 

Sejam bem vindos ao lugar dos aprovados no TCC com louvor. Aqui você terá o conhecimento necessário para que conquiste o seu diploma com uma nota 10 no coração. Palmas por favor! Isso é até poesia para os ouvidos, né?

Bom! A primeira coisa que você deve fazer é analisar todos os assuntos que você mais gostou ao percorrer do seu curso e entender o que ele traria de mais incrível para a sua carreira futuramente. Por exemplo, seu curso é Direito e entre tudo que aprendeu você adorou a área penal e por isso escolheu o crescente caso dos Feminicídios, assunto que está sempre sendo debatido e massificado nas mídias, porque você pode ganhar mais destaque diante todos. Ponto pra você! Mas, agora vamos analisar:

1- Esse tema para o seu TCC é viável para sua vida profissional? Ou seja, se isso trará algum benefício no seu futuro ou será algo que logo passará.

2- Você pretende trabalhar nesta área? Quer levar isso a diante e se especializar no assunto?

3- Você quer que outras pessoas saibam o seu ponto de vista ou só quer ser mais do mesmo? Há alguma possibilidade de ser só um trabalho obrigatório da “bendita faculdade” ou você quer causar?

4- Isso é besteira e você só quer só se livrar logo da faculdade, por isso escolheu o mais “fácil” que estava passando na televisão? Você não tem ideia nenhuma e pegou o primeiro tema que estava passando nas mídias no momento?

5- Faz alguma questão de tirar a nota máxima? Para se sentir melhor ou ser o melhor?

6- O que tudo isso acrescentará na sua vida, ou melhor, o que esse tema acrescentará na vida das pessoas que lerão o seu trabalho?

Respondendo as perguntas você vai chegar a uma conclusão óbvia, você terá que começar a fazer o seu TCC agora e não poderá fugir de jeito nenhum. Contudo, um bom tema e que tenha a ver com você e seus princípios te dará mais autonomia e mais intimidade com o assunto ao percorrer dele. E se a intimidade rola forte no desenrolar de tudo, é um sinal que indica que sua nota será excelente e que você será um profissional gabaritado para lidar com tudo aquilo que fez questão de explorar. 

Poxa! O TCC é só para pegar o meu diploma mesmo, porque eu devo me preocupar tanto?

Por que assim como tudo na vida, devemos nos dedicar a algo que pode mudar o nosso futuro. Devemos focar nos nossos sonhos e entender que ele não é um Bicho-Papão. Ele é o que te iniciará no mercado de trabalho, principalmente se você escolher a área científica. 

Queridas e queridos, eu tenho uma coisa muito dura para dizer neste momento.

TUDO, absolutamente TUDO só depende exclusivamente da sua dedicação e do quanto você está disposto(a) a fazer para que ser o(a) melhor na sua área. Claro que vou dar um bom empurrão, não se preocupe. Afinal de contas, eu estou aqui para te ajudar!

O TCC é o pontapé inicial, não pense nunca que é o fim de tudo. Ele determinará o que vem a seguir e poderá ser a alavanca de suas vitórias.

Como assim? Ao entrar no mercado para as suas primeiras experiências, a instituição poderá pedir algumas referências suas e que façam parte do seu portfólio acadêmico, a sua nota do TCC, bem como o seu tema e tudo que está exposto nele poderá te beneficiar ou te prejudicar nesse momento. 

É bom prestar atenção, porque nem o escuro, nem esse “Bicho” poderão fazer nada contra você. Eu estou com você!

Venham comigo e embarquem nesta aventura rumo à nota 10!

Sobre o autor Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa:

Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo – GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1948149291517472

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *