fbpx
PROFISSÃO ASSISTENTE SOCIAL: onde atuar?
Artigos,  Conteúdos Paco

Profissão Assistente Social: onde atuar?

Oferecer assistência para pessoas em situações de risco, vulnerabilidade e dificuldades em ter acesso a direitos essenciais.

Assim podemos compreender o papel da assistência social, que nesta atuação situação de crise sanitária, também envolve o apoio ao combate ao coronavírus, através da inclusão de pessoas em situação de risco em projetos sociais.

O assistente social pode atuar em diferentes setores, desde a área educacional, de forma autônoma e até no serviço público. Se você tem interesse na profissão de assistente social, confira a seguir algumas das áreas em que poderá atuar!

O que é preciso para ser um assistente social?

A formação em Serviço Social tem duração média de quatro anos e o profissional sairá com o título de bacharel. Neste período de faculdade, o estudante terá disciplinas, como economia, sociologia, filosofia, entre outras.

A missão do assistente social é incluir indivíduos em políticas públicas

O impacto do trabalho de assistência social tem um peso muito significativo para a sociedade. Muitas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, não conseguem ter acesso a informações a respeito de programas assistenciais que podem ajudá-los a minimizar e até mesmo sair de uma condição indigna.

É exatamente neste ponto que o profissional da área de assistência social entra para promover atenção e cuidados, garantindo que esses indivíduos possam ter acessos a seus direitos.

Onde um assistente social pode atuar?

Oferecer proteção social e garantir o direito do cidadão, ou seja, ajudar pessoas é a maior premissa do profissional que atua na assistência social. Como podemos observar, trata-se de um tipo de atuação primordial para o desenvolvimento não apenas do indivíduo, como também do país para que o mesmo evolua enquanto sociedade, melhorando assim os IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Por isso, o assistente social pode atuar em diversas frentes, vejamos a seguir algumas delas:

Área da saúde

Entre as áreas de atuação do profissional de assistência social, a saúde é uma delas e aparece como primordial, principalmente diante do atual cenário que o mundo está vivendo por conta da Covid-19.

Após a formação acadêmica, o profissional poderá trabalhar em serviços de saúde oferecidos pela prefeitura, governo estadual ou federal através da realização de concursos públicos.

Educação

A Educação é mais uma área em que o assistente social pode trabalhar, se tornando professor universitário, ou também integrando projetos de pesquisa, aulas comunitárias e até mesmo fazendo trabalhos de sensibilização em regiões carentes.

É possível também ter uma atuação mais independente dentro da área educacional, por meio de publicação de livros, se tornando um produtor de conteúdo e criando vídeos com o intuito de informar e educar as pessoas por meio da internet.

Iniciativa privadas

As empresas privadas necessitam do serviço social, dependente do segmento e área de atuação. O profissional atua como uma espécie de interlocutor entre população e empresa, pode fazer diagnósticos em regiões em que a empresa está presente e desenvolver projetos com o intuito de melhorar a comunidade.

Muitas empresas já contam com um departamento de responsabilidade social para oferecer projetos sociais e educacionais em comunidades carentes.

ONGs e projetos sociais

As ONGs, fundações e iniciativas sociais são mais uma área de atuação do profissional de assistência social. Muitas instituições trabalham para promover a proteção à criança e ao adolescente, oferecer inclusão digital, cursos profissionalizantes, acesso a saúde e até mesmo cestas básicas para famílias carentes.

Cada uma dessas iniciativas e projetos tem por trás a figura do assistente social, um profissional indispensável no combate à desigualdade e promoção do bem-estar físico e emocional dos indivíduos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *