fbpx
Benefícios da igualdade da mulher em todos os âmbitos da sociedade
Artigos,  Conteúdos Paco

Benefícios da igualdade da mulher em todos os âmbitos da sociedade

O discurso acerca dos direitos das mulheres e o movimento feminista, suas origens e fundamentos, ascendeu na sociedade brasileira nos últimos anos, ganhando ampla relevância no contexto político e social.

Nas redes sociais, campanhas e reivindicações sobre os direitos das mulheres ganham destaque e geram debates acalorados, convidando a todos a realizarem uma reflexão e autocritica quanto a suas ações e contribuições para a sociedade desigual em que vivemos.

Como efeito dessa análise e discussão, gerações atuais têm modificado muitos paradigmas e questionado antigas regras socialmente impostas, frutos de uma sociedade em que o papel da mulher foi subjugado e seus direitos renegados social e legalmente ao longo da história.

Toda essa luta se trata sobre igualdade de direitos. É inegável que vivemos em uma sociedade desigual, patriarcal, machista e preconceituosa, em que a mulher sofre muitas barreiras em todos os âmbitos de sua vida.

Todavia, por mais que algumas pessoas não percebam, a luta por igualdade não fica reduzida ao universo feminino, pois a sociedade com um todo sofre dos efeitos da desigualdade fruto do patriarcado.

Logo, a igualdade da mulher trará benefícios para a toda a sociedade, vamos conferir a seguir alguns benefícios gerados pela igualdade feminina em outros âmbitos da sociedade.

Benefícios da igualdade da mulher

Com a conquista da igualdade da mulher, muitos setores da sociedade se beneficiarão, vamos citar alguns deles:

  • Benefícios econômicos:

A maior presença das mulheres no mercado de trabalho, com igualdade de salários e oportunidades iguais de crescimento, pode impactar positivamente a economia, pois com mais membros economicamente ativos na sociedade, mais a economia gira.

Sem falar que, sem se realizar distinção por gênero, mais talentos são aproveitados, gerando maiores ganhos em produtividade e melhores resultados financeiros em todos os setores do mercado. A equidade de gênero fortalece a economia, melhora a qualidade de vida de todas as pessoas e promove o desenvolvimento dos negócios.

  • Benefícios na saúde pública:

Homens e mulheres possuem diferentes condições e necessidades físicas. A igualdade de gênero implica em promover segurança física, financeira e emocional para as mulheres, com todas suas necessidades e condições particulares do ser feminino, atendidas. Tais condições afetam diretamente nos impactos positivos na saúde pública das mulheres e da sociedade como um todo.

  • Benefícios sociais:

A estrutura social fundada sob os moldes do patriarcado, reduz os seres humanos a seus papéis sociais, reduz suas particularidades e renega suas vulnerabilidades, oprimindo a todos nos mecanismos de sua estrutura. O alcance da igualdade da mulher não beneficia somente as mulheres, mas toda a estrutura social. Afinal, vivemos em uma sociedade patriarcal, que oprime mulheres e crianças e coloca os homens sob o jugo do papel de macho alfa, forte e destemido. Nesse jogo de papéis socialmente impostos, todos saem perdendo.

A igualdade da mulher garante que todos os membros da sociedade possam viver com a liberdade da garantia de seus plenos direitos e sem as amarras dos papéis sociais a serem desempenhados de acordo com os paradigmas definidos pelo patriarcado.

A igualdade feminina beneficia a todos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *