Somos o resultado de nosso meio e de nossa história.
A observação do passado é fundamental para conhecer as origens e refletir sobre várias questões atuais, assim o ser humano se torna capaz de analisar suas próprias ações. Olhar para o passado, dá base para viver melhor o presente, e é o historiador quem cria essa ponte entre nós e a história
O trabalho do historiador
Um profissional que se dedica em analisar as relações entre o passado e o presente, através de um trabalho investigativo.
Estudando o passado e interpretando criticamente os dados encontrados, amplia-se a compreensão da história humana. Ele se apoia em outras ciências e áreas do conhecimento como:
- Cronologia: o estudo de eventos passados;
- Estatística: a ciência que interpreta os dados históricos;
- Genealogia: que estuda as relações familiares;
- História da arte: estudo do contexto histórico utilizando as obras de artes;
- Entre outras.
O historiador examina os fatos e seus desdobramentos, o comportamento, a motivação e modos de vida humano.
Métodos de estudo e interdisciplinaridade
Para desvendar o passado, o historiador recorre a fontes históricas, que são vestígios deixados por pessoas e sociedades do passado.
Grande parte dos pensamentos, das realizações, da cultura, política, da ordem societária e das descobertas foi registrada. Por meio dessas fontes, é possível entender a história.
- Sons: registros musicais e auditivos, gravações diversas;
- Audiovisuais: dados registrados em filmes e vídeos;
- Escrita: registros textuais gravados em manuscritos e impressões, seja em papel, couro, papiro, pedra, blocos de barro, e outros materiais;
- Orais: relatos, entrevistas e depoimentos de testemunhas que conhecem a história ou vivenciaram aquele momento estudado;
- Visuais: por meio de fotos, pinturas, charges e desenhos;
- Materiais: ferramentas, artesanato, armas, utensílios, esculturas, construções e roupas.
As fontes são “pistas” que o historiador reúne para desvendar o que aconteceu na história.
Realizando parceria com arqueólogos, geólogos, paleontólogos e psicólogos, entre outros profissionais, pode-se chegar ao resultado de seus estudos.
Cada um desses profissionais revelará aspectos importantes sobre o comportamento, relacionamentos, hábitos de vida, conflitos etc.
Historiadores do Brasil
A história do Brasil, remonta desde a descoberta dos portugueses até os dias atuais.
Passando pela exploração e dominação dos povos nativos (indígenas), depois a implantação da Colônia, a vinda do Imperador Dom João VI, depois o governo de Pedro I e por fim, Pedro II.
Vemos, então, o estabelecimento da República Velha, Ditadura, e a Nova República.
É possível entender como ocorreram a cultura e a diversidade do povo brasileiro e devemos todas essas informações a grandes historiadores que dedicaram suas vidas para estabelecer as bases da história do Brasil.
Os principais nomes que podemos citar são:
- José Murilo de Carvalho;
- Capistrano de Abreu;
- Boris Fausto;
- Laura de Mello e Souza;
- Fernando de Novais;
- Sérgio Buarque de Holanda;
- Gilberto Freyre;
- Mary del Priore;
- Caio Prado Júnior;
- Moacyr Flores.
E tantos outros que registraram nossa história através de seus estudos. Reconstruir o passado não é uma tarefa fácil, exige do historiador um intenso trabalho de análise e observação, somente assim, é possível chegar em conclusões mais próximas da realidade.