fbpx
12 dicas para relaxar depois da entrega do TCC
Artigos,  Conteúdos Paco

12 dicas para relaxar depois da entrega do TCC

Autor: Marcos Rogério Martins Costa

Revisado por: Grabrielle Fontes

O grande dia está chegando e você não vê a hora de finalizar o seu TCC. Vai batendo aquela angústia, aquele desespero típico do finalzinho. E agora como será que tudo ficou? Será que a escolha do tema foi certa? Será que está faltando algo?

A insegurança domina os seus pensamentos e a ansiedade a sua vida. 

Mas, eu tenho uma coisa muito séria para dizer neste momento:

Calma!

Foram tantos momentos até chegar aqui, você se esforçou o máximo que pôde, teve várias dúvidas, perdeu alguns momentos importantes, leu e releu várias vezes, veio aqui no Meu TCC Fácil e me conheceu, escolheu além de mim outro orientador que você também gostava. Enfim, foram inúmeras coisas até chegar aos últimos momentos de entrega do seu TCC.

Só que o fim já está chegando e isso deve servir como motivação e te acalmar. Sei que o medo é algo comum e o considero importante para a sobrevivência da humanidade como um todo, mas ele não pode te paralisar e nem te fazer sofrer por antecipação.

Alguns alunos que orientei, tanto em doutorado quanto em uma graduação, mal conseguiam respirar e se sentiam pressionados bem no finalzinho de tudo. Bom, além de professor e orientador, sou um ótimo amigo e conselheiro e dei algumas dicas de como relaxar nestes momentos. E como sei que você também pode estar precisando, vou revelá-las com muito prazer.

  1. Pratique algum exercício físico, até uma caminhada de 30 minutos já deixa o corpo mais relaxado e consequentemente a mente também;
  2. Converse mais com os seus amigos. A amizade tem um poder especial de nos fazer sentir melhor;
  3. Comece a sorrir mais. Mas professor, como assim sorrir mais? Simples, abra os dentes para tudo que achar conveniente, pois além de ser sinônimo de simpatia, você conseguirá relaxar a musculatura do seu rosto e do seu coração;
  4. Tome chá alguns minutos antes de se deitar para dormir. Alguns chás como camomila e erva-doce conseguem relaxar o seu corpo e melhoram a qualidade do sono;
  5. Não perca de jeito nenhum uma noite de sono, se você souber se organizar isso não será necessário. Quando não dormimos a nossa mente não processa corretamente as informações e nos prejudica severamente no dia posterior;
  6. Abrace mais, beije mais, dê mais carinho e procure pessoas que possam te oferecer mais afeto. Quando nos sentimos mais amados, nos sentimos mais seguros;
  7. Evite conflitos com quem quer que seja. Não vale a pena encher o coração com coisas ruins;
  8. Tenha um tempo só para você. Faça o que mais gosta e seja feliz;
  9. Respire fundo e calmamente sempre que algo quiser te tirar do eixo;
  10.  Se você está lendo e não está conseguindo fluir nada, mude de atividade, vá fazer algo diferente e só depois volte para a leitura. Quando forçamos a nossa mente a tendência é que ela se feche cada vez mais. Lembre-se disso!
  11.  Valorize o dia de hoje e o viva como se fosse o primeiro e o último dia de ser feliz. Isso impede que nos foquemos no futuro e fiquemos presos no passado; 
  12.  Respeite as suas limitações e não ache que ninguém fez melhor do que você ou que você não consegue fazer nada direito. Tudo depende só da sua determinação e não das comparações que possam fazer a respeito. Você é único(a) e especial. Pense nisso!

Pronto! Já te passei algumas dicas riquíssimas para você não ficar se agoniando à toa. O seu TCC, se você seguiu as nossas dicas até aqui e as dos seus orientadores, terá a nota máxima e você, inevitavelmente, será aprovado com louvor! 

Não adianta transformar os últimos momentos em um show de horrores. Pelo amor de Deus! Os últimos momentos do seu TCC são especiais e darão início aos novos e melhores momentos da sua vida profissional. Eu ouvi amém? Rumo ao Sucesso, sempre!

Sobre o autor Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa:

Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo – GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1948149291517472

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *