Dia mundial da saúde
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7 de abril – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. No ano de 2015, por exemplo, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi Segurança alimentar, do campo à mesa.

Outros temas já trabalhados no Dia Mundial da Saúde foram Doenças transmitidas por vetores (2014), Hipertensão (2013), Envelhecimento saudáve(2012) etc. Em 2016, o tema abordado foi Diabetes, uma doença que apresenta grande crescimento na população mundial, principalmente em países de baixa e média renda. O tema abordado em 2017 foi a Depressão, um transtorno que afeta pessoas de todas as idades. Em 2018, o tema foi Saúde para todas e todos e, em 2019, Cobertura universal de saúde.

Pensando em melhor informar sobre algumas áreas da saúde, separados alguns livos da área de saúde:

Anatomia Dental e a Morfologia do Sorriso concentra suas análises na composição e na arquitetura do dente que precisam ser analisadas individual e cuidadosamente, pois estão correlacionadas às atribuições desempenhadas pelos dentes, como parte de todo o sistema estomatognático e da fisiologia humana.

Os profissionais de Odontologia devem desenvolver percepção estética e ser capazes de analisar a riqueza de detalhes existentes na forma e na função dos dentes, da face e do sorriso, para que possam corrigir e restabelecer a fisiologia do sorriso de forma completa e satisfatória. Neste contexto, o livro contribui para a formação inicial de profissionais da área ao apresentar por meio de conceitos, aliados a ilustrações didáticas e atividades as características e as funções da anatomia dental.


Este livro traz um estudo sobre o cotidiano de usuários de suplementos alimentares e anabolizantes em academias de ginástica e como estes constroem de forma plural as noções de risco para além do referencial biomédico. A obra aborda os usos de suplementos alimentares e de anabolizantes na seara do campo da Educação Física e da Saúde Coletiva para se pensar a intervenção de sanitaristas e profissionais de saúde em geral no/com outro. Embora a presente obra relativize como os sujeitos usam tais produtos, argumenta-se que os exacerbados ou indiscriminados usos de dadas substâncias se tornam cada vez mais uma realidade nos hospitais e na própria mídia. Efeitos colaterais e adversos ao corpo, lesões renais, hepáticas e/ou cardiológicas, as mortes recentes em virtude do uso desses produtos fazem parte do cotidiano laboral dos profissionais de saúde e amplamente divulgados pela mídia e redes sociais. O livro traz um questionamento sobre como a diversidade de cultos ao corpo à luz de ideais estéticos ou até mesmo de saúde são um fenômeno ainda pouco explorado, obscuro ou deixado em segundo plano no que diz respeito ao consumo de suplementos alimentares e anabolizantes por frequentadores de academias. Já no contexto da Antropologia, considera-se a relevância de compreender os sentidos e os significados atribuídos ao “corpo que toma algo” com o intuito de desvelar as representações simbólicas de determinados grupos sociais em dado tempo histórico. 


A medicina tem sido um campo de grandes tensões na sociedade contemporânea. Embora haja um consenso de que a situação da saúde de cada povo depende muito mais da organização da sociedade do que da prática médica e dos serviços de saúde em geral, é sobre eles que deságua grande parte da demanda de atenção e de cuidado diante do sofrimento físico, emocional, mental e até mesmo espiritual. Cobra-se que o médico seja capaz de conhecer todas as mazelas humanas e os serviços de saúde, que deem conta de cuidar de todos, em suas diversas necessidades. A consequência é uma grande insatisfação dos usuários com o cuidado que recebem, e também uma grande insatisfação dos profissionais com sua própria prática, percebida como muito diferente da imagem idealizada. Este livro aborda o potencial e os limites da medicina, do conhecimento médico científico e do cuidado nos serviços de saúde, com objetivo de aproximar idealização e realidade, e assim aumentar a potência, a autonomia e a satisfação de cada sujeito, médico ou paciente, com a prática médica e com as possibilidades de conhecer e de cuidar.


Este livro tem como objetivos conhecer, estudar e analisar o grau de importância que o enfermeiro – enquanto docente universitário – atribui às categorias: formação profissional, concepção do processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais. Visa, ainda, compreender as relações que se estabelece entre as quatro categorias em estudo com o princípio de integralidade.


Uma obra voltada para todos aqueles que desejam desenvolver hábitos mais saudáveis e melhorar seu estilo de vida por meio da atividade física. É uma leitura relevante para os profissionais das áreas de Educação Física e Saúde, bem como instrutores e praticantes de atividades físicas e esportivas.


Ao ler este livro, o leitor terá conhecimento do que a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) trará de dano para a pessoa e poderá constatar como o bom direcionamento do tratamento será importante na recuperação física e psicossocial.


Uma obra com um viés inédito: seus capítulos foram escritos pelos discentes da primeira turma de Medicina da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. O livro traz suas impressões sobre Saúde Coletiva, processo saúde-doença e relacionamento médico-paciente, entre outros temas que fazem parte da formação humanista, crítica e reflexiva proposta para essa turma de futuros profissionais da saúde.


Boa leitura.

fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-saude.htm

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

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