fbpx
Dicas_de_escrita
Artigos,  Conteúdos Paco,  Serviço

Uso de “Afim” e “A fim de”

Os dois modos estão certos. Isso significa que ambos existem na Língua Portuguesa, entretanto a aplicação do “Afim” é diferente do uso do “A fim de”. Afinal, cada expressão tem o seu próprio significado. Assim sendo, entender como empregar cada termo é importante para expressar aquilo que é desejado.

Acompanhe com atenção o artigo e descubra como é o uso de “Afim” e “A fim de”.

Boa leitura!

Quando usar o “Afim”?

Sobretudo, entenda que o “afim” pode funcionar tanto como substantivo, quanto como adjetivo. Enquanto o substantivo é responsável por nomear e designar os seres, o adjetivo é capaz de alterar o substantivo e é utilizado para dar uma característica a determinado ser

  • Em “o menino é empenhado”, “menino” é o substantivo, já “empenhado” é adjetivo.

Esclarecendo esse ponto, dá para entender com facilidade às duas formas de categorizar o termo “afim”, ok?

Desse modo, quando a palavra é empregada como substantivo, o propósito é indicar indivíduos conectados por afinidade. Por outro lado, “afim” como adjetivo é referente a similaridades.

  • “Sua roupa era afim com vestuários antigos”.

Nesse sentido, o termo “afim” transmite a ideia de parecido, semelhante.

  • “Para conseguir o emprego, é necessário ser formado em Publicidade, Jornalismo ou área afins”.

Já no exemplo acima, o “afim” é substantivo e, comumente, sempre colocado no plural.

Quando usar “A fim de”?

Em primeiro lugar, é necessário destacar que “a fim”, escrito desta forma, é categorizado como locução prepositiva. Entenda que as locuções prepositivas são sempre compostas por dois ou, até mesmo, mais palavras e, quando estão juntos, vão ser equivalentes a uma preposição. Já a preposição é um termo com a função de conectar dois pontos em uma oração, de forma a definir uma relação. Justamente por essa razão, é comum dizer “a fim de”. Em geral, “a fim de” é utilizado com o objetivo de exprimir finalidade.

  • “João escreveu a mensagem a fim de mostrar que sente muito” o uso do “a fim de” nessa frase indica propósito e é permitido trocar tal termo por “para”;
  • “Pedro não está a fim” o “a fim” aqui é uma preposição subentendida e implicitamente é possível entender o seu sentido;
  • “Quando Mariana está a fim de ver um filme, ela vai ao cinema” o uso do “a fim de” nessa oração imprime algum interesse, seria possível substituí-lo por “interessada em”.

Dicas para nunca mais errar

Em suma, “a fim de” é responsável por sugerir alguma finalidade, já “afim”, poderá ser empregado para expressar proximidade, certo?

Embora essa dica ajude, ainda dá para entender com mais facilidade a diferença. Ainda que o uso de “afim” e “a fim de” soe complexo, não é.

Para ter completa certeza de que está escrevendo ou falando o termo adequado, busque trocar o “a fim de” por: “com o objetivo de”, “com a vontade de”, “com o interesse de”.

Logo, se as alternativas citadas se enquadram apropriadamente na frase, certamente, “a fim de” é o correto. Ao contrário disso, o emprego de “afim” é certo e para confirmar, basta lembrar que a ideia do “afim” é de proximidade e nunca mais um erro será cometido.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o e continue acompanhando nossas postagens!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.