fbpx
Francesco
Conteúdos Paco,  Serviço

Francesco Geminiani

Francesco Geminiani foi um dos muitos músicos italianos que migraram para a Grã-Bretanha no início do século XVIII. A diáspora de artistas italianos, principalmente para a Inglaterra, aconteceu por fatores econômicos. Com o mercado de trabalho sobrecarregado no meio musical e artístico, a busca por uma carreira em países vizinhos tornou-se um dos únicos meios sustentáveis de continuar nessa profissão. A Inglaterra, por outro lado, necessitava de músicos qualificados que pudessem atender à demanda da classe média e alta por ensino musical particular de alta qualidade.
Ao mudar-se para a Inglaterra e, posteriormente, para a Irlanda, Geminiani se estabeleceu como um dos mais proeminentes professores de violino da primeira metade do século XVIII. Ao trazer consigo o legado musical de Arcangelo Corelli—de quem foi aluno enquanto na Itália—Geminiani transformou o cenário violinístico inglês tanto no âmbito técnico quanto prático.
Entre as maiores contribuições de Geminiani para o ensino e performance do violino, encontra-se A Arte de Tocar Violino (1751). Neste tratado conciso, Geminiani aborda postulados técnicos relacionados à execução musical no instrumento, as implicações práticas da profissão, e outros fatores importantes no ensino profissionalizante do violino. De fato, uma das mais importantes características desse documento é sua destinação a músicos profissionais e de alto nível—até então, documentos ingleses sobre o ensino do violino tinham em mente apenas amadores.
Neste volume, publicado pela primeira vez em língua portuguesa, Eduardo Solá Chagas Lima devota atenção especial às conotações do inglês arcaico do século XVIII, de forma que a terminologias e alusões sejam entendidas em contexto. O tradutor também oferece vários comentários e sugestões relacionados ao período histórico da obra. A Arte de Tocar Violino é reconhecido hoje como o principal documento histórico do ensino do violino barroco.

Texto de Eduardo Sola Chagas Lima

Confira abaixo o livro de Eduardo Chagas sobre Francesco Geminiani, disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:

Arte de Tocar Violino (1751) de Francesco Geminiani, é uma obra traduzida e comentada, sobre os escritos históricos de Francesco Geminiani, abordando o ensino profissional de violino, apresentando didática e ensinamentos técnicos essenciais para o aprendizado do instrumento. Com riqueza de detalhes, esclarecimentos específicos na linguagem adequada e contextualizada o objetivo é divulgar e difundir esse material no meio acadêmico, mas também para professores e estudantes de violino.

COMPRAR

Achou interessante? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.