fbpx
Edital_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lança três editais para mobilidade internacional de docentes e discentes

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará publica três editais de financiamento para mobilidade internacional, voltados à comunidade acadêmica da UFC.

Os recursos são oriundos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através de seus programas de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), e de Internacionalização (PRINT). Os novos editais visam iniciar a retomada das ações de mobilidade internacional prejudicada nos últimos dois anos por conta da pandemia de covid-19.

Contemplam segmentos complementares: demandas dos projetos de cooperação internacional já estabelecidos no âmbito do programa PRINT (Edital nº 3/2022); demandas dos programas de pós-graduação participantes do PRINT não previstas nos projeto de cooperação internacional já estabelecidos (Edital nº 1/2022); e todos os demais programas de pós-graduação não participantes do PRINT (Edital nº 2/2022)

A maior parte das bolsas está prevista no Edital nº 2/22, que é exclusivo para estágios de doutorado-sanduíche no exterior, em que alunos matriculados em cursos de doutorado terão subsídios para passar de seis a 10 meses em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras visando contribuir de forma relevante para o desenvolvimento de suas teses. Os discentes interessados devem buscar inicialmente o respectivo orientador ou orientadora. O prazo de submissão de candidaturas à PRPPG vai até 22 de março.

Há também subsídios para outras ações de mobilidade, incluindo a recepção de cientistas estrangeiros na UFC e, ainda, o financiamento da ida de docentes da UFC para estágios de pesquisa no exterior. Nesses casos há mais de uma janela de indicação ao longo do ano, conforme detalhado nos editais nº 1/22 e nº 3/22. Mais informações podem ser obtidas no site da PRPPG.

Fonte: UFC

Achou interessante? Saiba mais acessando aqui.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.