fbpx
Nosso_autor_Luis_Rafael
Conteúdos Paco,  Serviço

Nosso autor: Luís Rafael Araújo Corrêa

Luís Rafael Araújo Corrêa é o nosso autor de hoje. Publicou, pela Paco Editorial, os livros “Feitiço Caboclo: um índio mandingueiro condenado pela Inquisição” (2018) e “Insurgentes Brasílicos: uma comunidade indígena rebelde no Espírito Santo colonial” (2021).

Sobre o autor:

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense e professor no tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Especialista em História Indígena com ênfase no período colonial.

Livros publicados pela Paco Editorial:

A obra Insurgentes brasílicos: uma comunidade indígena rebelde no Espírito Santo colonial, tem como mote analisar e apresentar aos leitores a história e os desdobramentos que cernem uma das maiores revoltas indígenas que ocorreram em solo brasileiro, mais precisamente no aldeamento de Reritiba, no Espirito Santo. O autor, ao longo dos capítulos, relata as motivações da insurgência indígena, colocando sempre o indígena em posição de protagonismo, além das reivindicações dos nativos, que passavam por questões como a autonomia em relação aos missionários.

COMPRAR

Ambientado no Brasil setecentista, o livro delineia as andanças de Miguel Ferreira Pestana entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, destacando os contatos que teve com as práticas mágicas e a religiosidade que circulavam na América Portuguesa – peças fundamentais para a elucidação das interações constantes existentes entre os índios aldeados e o mundo colonial. Quebrando o paradigma do índio passivo e submisso, alheio às transformações sociais impostas pela ordem edificada na América Portuguesa, a trajetória deste indígena se notabiliza, acima de tudo, pelos diferentes contextos nos quais ele conviveu e pelo esforço pessoal despendido para encontrar seu lugar na hierarquia social.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.