fbpx
Nossos_autores_Daniel_Gomes
Conteúdos Paco,  Serviço

Nosso autor: Daniel Gomes de Carvalho

Dentre os nossos autores, destacamos Daniel Gomes de Carvalho, que é doutor em História Social pela USP e professor de História Contemporânea da UnB desde 2019. Desde 2021, é também professor da pós-graduação em História das Ideias (Mestrado e Doutorado) da mesma Universidade. Ele também atua em diversos projetos de divulgação científica e história pública, como o podcast História Pirata, o grupo Política Através da História (PAH) e o canal do youtube Se Liga Nessa História.

Daniel publicou com a Paco em 2019 a tradução comentada do clássico “Justiça Agrária”, de Thomas Paine. Confira abaixo:

Sobre o autor:

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2012) e obteve, em dezembro de 2017, Doutorado em História Social na mesma Universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Tornou-se, em 2019, professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), onde ministra disciplinas na área de História Contemporânea.

Livro publicado pela Paco Editorial:

O panfleto Justiça Agrária foi escrito por Thomas Paine (1737-1809) no inverno de 1795-1796. O texto foi redigido durante a Revolução Francesa, enquanto o autor, recém-saído das prisões jacobinas, residia na casa do ministro e futuro presidente dos Estados Unidos, James Monroe (1758-1831). Justiça Agrária representa o maior grau de radicalidade da reflexão de Paine sobre a pobreza, e expõe uma ousada proposta de diminuição das desigualdades sociais e da pobreza, que foi apresentada ao Diretório da Revolução Francesa. Paina buscava distanciar-se tanto das propostas de caridade do liberal conservador Edmund Burke e do liberalismo irredutível dos girondinos quanto das ideias de Reforma Agrária e de propriedade comunal de Graco Babeuf. Nesse sentido, a principal contribuição de Agrarian Justice para o pensamento social é ser ela uma fonte de inspiração e reflexão para o tema da “Renda Básica”, hoje amplamente discutido por economistas e cientistas sociais. Por isso, muitos autores enxergam em Justiça Agrária uma das fontes do que hoje é o pensamento socialdemocrata ou o liberalismo social.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *