fbpx
DIVERSAS ÁREAS DA ARTE E SUA IMPORTÂNCIA
Artigos,  Conteúdos Paco,  Cultura

Diversas áreas da arte e sua importância

A arte existe a milhares de anos e vem evoluindo ao longo dos tempos. Ela está disponível para todos que desejam experimentá-la e apreciá-la, e pode ser encontrada em qualquer lugar. Somos rodeados de arte, aonde vamos, o que olhamos, o que ouvimos, tudo é arte!

A importância da arte

“A arte existe porque a vida não basta.” – Ferreira Gullar.

Essa frase define perfeitamente a arte, ela existe porque as pessoas têm a necessidade de se expressarem e de saberem como o outro se sente. Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações.

Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.

A arte diz muito sobre a pessoa que a produz, por isso ela é dinâmica, viva, única.

Através da arte vemos os períodos históricos e o comportamento humano.

Sua compreensão é subjetiva, cada pessoa vai entender de uma forma diferente. Três pessoas diferentes que possuem personalidades, história, educação e vivências distintas, podem sentir a arte de forma única, pois, a relacionam com suas próprias experiências.

Alguns tipos de arte

  • Música

A música e os instrumentos musicais remontam até a pré-história. Ela é um dos principais elementos da cultura humana.

Através dela a humanidade vem se expressando de várias formas, em rituais, festas, cerimônias e até guerras. É impossível viver sem ter contato com a música.

  • Dança

Outra expressão artística milenar. Também usada em rituais, festas e preparação para guerra, além de ser uma expressão usada pelos povos antigos para atrair as bênçãos de seus deuses.

A dança hoje é praticada em festas, espetáculos e em momentos de descontração, faz bem para a saúde e para a mente.

  • Teatro e atuação

Teve origem no século VI a.C. na Grécia. As encenações eram apresentadas em festas para o deus Dionísio, onde os atores contavam a história desse deus e de como ele abençoava a terra.

Hoje a atuação está presente em novelas, séries, filmes e teatro. Nos emocionamos, nos divertimos e nos identificando com as histórias representadas.

  • Cinema e Fotografia

A imagem em movimento. Tanto o cinema quanto a fotografia conseguem capturar a essência dos momentos. Todos adoram ir ao cinema e todo mundo ama fotografia, essas artes estão presentes no nosso cotidiano e na educação, sendo uma ótima ferramenta de ensino.

  • Artesanato e Pintura

Outra arte milenar. As primeiras pinturas conhecidas são as rupestres. O artista se preocupava em registrar os acontecimentos. Ao longo dos anos, tanto a pintura quanto o artesanato, carregaram a responsabilidade de eternizar a história.

  • Literatura e poesia

A arte em palavras. Através de textos, prosas, rimas, os artistas contam histórias e exprimem sentimentos.

Para um bom apreciador de literatura e poesia, não existe nada mais prazeroso do que ser transportado para outro mundo através das letras.

A arte é terapêutica.

Poder se expressar é a forma ideal para lidar com as próprias emoções e pensamentos.

A arte consegue tocar cada indivíduo de forma especial e proporciona experiências únicas.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *