fbpx
Importância do escritor
Artigos,  Conteúdos Paco,  Cultura

Importância do Escritor

O escritor mostra o outro lado da moeda, possibilitando que as pessoas conheçam uma situação ou problema de uma forma completa. Os escritores exploram a palavra, dando a ela vários significados e sentidos.

Se não houvesse escritor, como você definiria o amor ou a paz? São eles que dão valor e sentido às palavras, fazendo com que elas sejam vistas além de sua forma literal. Eles são aqueles que lhes deram vida, expressando-as.

Para compreender melhor qual é a importância do escritor para a sociedade, de uma forma geral, continue a leitura. Combinado?

Cultura

Uma das principais contribuições dos escritores para a sociedade é no campo da cultura. A cultura, para quem ainda tem dúvidas, pode ser compreendida como o comportamento, tradição e conhecimento de um determinado grupo social, incluindo comida típica, arte, vestimenta, religião, idioma e inúmeros outros aspectos.

Nesse sentido, podemos dizer que é, de certo modo, a cultura que define a identidade de um grupo social. A população brasileira, por exemplo, é conhecida como? Pelos livros, como um povo cordial, no sentido de que é acolhedor. Além disso, o país é conhecido pela sua diversidade cultural. E quem você acha que foi que ressaltou a diversidade cultural do Brasil? Os escritores!

Assim, pode-se afirmar que os escritores colaboram significativamente para a formação da cultura de um lugar, seja um grupo socialmente menor, uma cidade, estado, região ou país. Um exemplo de escritor que podemos dar nessa direção é Darcy Ribeiro, que produziu o livro O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. É uma obra complexa, que aborda o jeitinho de ser brasileiro. Além de escritor, o autor era também historiador, sociólogo e político brasileiro.

Educação

Os escritores não apenas contribuem para a formação cultural de um local, mas também para o processo de aprendizagem das pessoas. Afinal, muitos dos livros produzidos pelos escritores são utilizados em sala de aula para se discutir aspectos relacionados ao Brasil e a outros países. Um exemplo é a obra que citamos anteriormente.

A obra de Darcy Ribeiro não apenas revela aspectos econômicos do Brasil, mas também elementos relacionados à sua cultura. Assim, por meio de sua obra, podemos compreender melhor o que é ser brasileiro.

Certamente, a obra acima é apenas um exemplo, o que significa dizer que inúmeras outras obras são utilizadas no processo educacional da população, seja na literatura, seja em história, geografia, entre outros campos de conhecimento.

Economia

Por fim, podemos dizer que os escritores são a base de uma economia, qual seja, a dos livros. Ainda hoje, mesmo com o avanço da transformação digital, pode-se encontrar várias livrarias incríveis.

De modo indireto, os escritores contribuem para o desenvolvimento da economia. Além disso, é um setor que gera milhares de empregos.

Diante do exposto, não há dúvidas de que o escritor é uma peça-chave para o desenvolvimento cultural, educacional e econômico de um país.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Você pode ler outros como este acompanhando as publicações em nosso blog. Então, não deixe de aproveitar esta excelente oportunidade. Combinado?

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.