Ensino_de_espanhol
Conteúdos Paco,  Serviço

Ensino de Espanhol

Você já parou para pensar que a sequência clássica da interação professor-aluno na sala de aula costuma seguir um padrão? E que esse padrão se caracteriza geralmente por uma pergunta dirigida pelo professor a um aluno; seguida de uma resposta dada pelo aluno e encerrada com uma avaliação feita pelo professor? Tal padrão (iniciação – resposta- avaliação) é chamado de IRA pelos estudos de interação. Contudo, o fato dessa sequência ser a mais frequente não significa que ela seja a mais adequada, pelo menos não em todos os contextos. Na aula de línguas, por exemplo, é fundamental a participação dos estudantes. Logo, não haveria outras sequências que pudessem promover essa participação de maneira mais democrática? Sendo assim, este livro, que tem base em meus estudos sobre interação e em minha prática de professor de língua espanhola, procura destacar atitudes do professor de línguas e de seu planejamento que possam qualificar a participação dos estudantes, incentivando a colaboração e a aprendizagem conjunta em sala de aula. Todos os movimentos interacionais a serem trazidos no livro partem da ideia de ensino socioculturalmente contextualizado de espanhol. Você já ouviu falar disso?

Texto de Hugo Jesús Correa Retamar

Confira abaixo o livro de Hugo Jesús, disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:

Língua espanhola, Pesquisa, Ensino Médio e contextualização sociocultural: por que e para quem? Tem como tema principal o estudo de línguas, busca apresentar aos leitores uma reflexão-crítica, considerando a qualificação e participação dos professores de língua espanhola, de maneira que estimulem a participação e interação dos alunos, desenvolvendo um aprendizado colaborativo, de modo que o aluno e professor possam trazer a sala de aula suas experiências e referências socioculturais, colaborando no processo de aprendizagem de línguas.

COMPRAR

Achou interessante? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *