fbpx
Fatos_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Diminui número de bolsas de pós-doutorado no Brasil

O número de bolsas de pós-doutorado no Brasil cai de 9 mil para 7 mil, entre 2015 e 2019, o que pode ameaçar a produção científica do país.

Além disso, as bolsas de pesquisas da Capes e do CNPQ não têm reajuste desde 2013. O valor de 1.500 reais para mestrado e 2.200 reais para doutorado, na maioria dos casos, é a única fonte de renda dos bolsistas, pois é exigida dedicação exclusiva às pesquisas.

O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Odir Antonio Dellagostin, diz que esses valores impactam na procura por parte de candidatos. O investimento em pesquisa serve para o profissional dar retorno para a sociedade através do conhecimento.

Em nota, o governo federal disse que analisa a possibilidade de reajustes, mas que precisa levar em consideração a responsabilidade fiscal.

Atualmente, o Brasil ocupa a décima terceira posição em produção cientifica no mundo.

Fonte: Band News

Achou interessante? Clique aqui para saber mais.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *