Conteúdos Paco,  Serviço

Casablanca – O Clássico Do Cinema E As Diversas Interpretações Do Filme

O filme Casablanca ganhou três Oscars: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Este livro resgata o contexto político e histórico da Segunda Guerra Mundial, assim como a fonte da peça teatral Everybody comes to Rick’s que foi a base para o roteiro. Além das diversas interpretações sobre este clássico do cinema mundial feitas pelo autor, há a conhecida análise de semiótica de Umberto Eco que mostra a complexidade desta obra-prima que se converteu numa película cultuada, cuja importância vai muito além do âmbito cinematográfico, pois engloba aspectos relevantes da política, da história e da semiótica. Revelam-se vários significados de diferentes pontos de vista que buscam explicar a alma do filme e os motivos que fizeram com que este permanecesse na memória do público.

Casablanca é um filme emblemático, com um elenco estelar e uma música inesquecível, com personagens enigmáticos que vão se revelando ao longo da trama num lugar distante e exótico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os amantes do cinema encontram nesta obra uma imagem da época em que se rodou a película, junto com o perfil dos atores e atrizes que interpretaram Casablanca.

As hélices do adeus despertam os olhos, em meio à neblina. A melodia e a letra da música As Time Goes By provocam impacto de maneira indissociável. A fotografia em preto-e-branco permanece na memória, assim como os diálogos. Casablanca nos lembra que o planeta está em constante movimento, como o globo no início do filme. A ficção aborda o drama de refugiados que procuravam escapar da Europa dominada pelos nazistas. Um mundo em crise de identidade e que passava por mudanças.

Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:

O livro Casablanca: o clássico do cinema e as diversas interpretações do filme, de Luiz Roberto da Costa Júnior, apresenta as diversas interpretações do filme Casablanca, resgatando, para isso, o contexto político e histórico em que essa obra cinematográfica foi produzida, bem como abordando a análise semiótica de Umberto Eco acerca da complexidade do filme.

Organizado em catorze capítulos, distribuídos em três partes, o livro aborda a trama, o roteiro e o elenco do filme, refletindo sobre aspectos que o fizeram ser considerado mais que uma obra cinematográfica, mas também uma obra-prima que ainda permanece na memória do público.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *