fbpx
Pesquisa_tecnologica
Conteúdos Paco,  Serviço

A pesquisa tecnológica

Aumento do preço de derivados do petróleo, dramático corte de verbas nas universidades públicas, dentre outras tantas crises que estamos vivendo, parece que essas duas questões não tem uma relação direta, e são problemas que afloraram com mais evidência a partir dos últimos dois anos.
No entanto o Brasil passa por um profundo processo de mutação na concepção e na execução das políticas públicas, sejam elas voltadas para o atendimento a itens básicos e estratégicos, como os derivados de petróleo, ou relativas à oferta de um direito básico da população como a educação.
Desde a chamada década perdida nos anos de 1980 até o início da implantação do neoliberalismo no Brasil a partir dos anos de 1990, gradativamente assistimos a uma espoliação da esfera pública, quer pela privatização pura e simples, quer pela introdução de um novo modus operandi no setor público onde valores relativos ao universo empresarial vão assumindo uma posição dominante.
Esse livro traz um vislumbre da transformação de duas importantes áreas para o desenvolvimento do nosso país: o setor petrolífero e as universidades públicas, mostrando as grandes transformações ocorridas e quais os reflexos destas mudanças em áreas que sempre foram orgulho do nosso país, mas que hoje são foco de grandes preocupações.
Parte destes reflexos apareceram na situação precária de trabalho de vários jovens e talentosos pesquisadores, que apesar de sua árdua jornada não encontram uma ocupação que corresponda à sua formação, já que as poucas oportunidades que haviam, os concursos públicos, se escassearam em nome da austeridade fiscal. Mas há outros profundos meandros que a leitura desta obra poderá revelar a você. Não perca.

Texto de: Luís Augusto Lopes

Gostou do tema? Confira abaixo a obra disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:

O livro A pesquisa tecnológica para o setor petrolífero sob o signo neoliberal aborda a relação entre tecnologia e petróleo, apresentando a crescente produção de tecnologia, ofertada pelas Universidades brasileiras, para o setor petrolífero, e os impactos que esta produção provoca no desenvolvimento de pesquisas e na formação de estudiosos da área.

Organizada em cinco capítulos, a obra apresenta um histórico da Universidade e suas mudanças na concepção e produção de tecnologia, bem como suas relações com o capital e o trabalho, apontando os efeitos trazidos para as pesquisas científicas e tecnológicas quando tratadas sob a égide da visão neoliberal.

COMPRAR

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.