[BLOG] SÉRIE PROFISSÃO PROFESSOR: Geografia, como ensinar?
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Geografia, como ensinar?

A Geografia, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais é uma área que nos leva à compreensão da realidade social, das interações do homem com a natureza e os espaços geográficos.

Por muito tempo, o ensino da geografia ficou preso na ideia de que para o aluno aprender, ele precisava apenas ter memória e decorar o que foi dito. Como veremos a seguir, é preciso superar essa ideia para que o ensino atinja seu objetivo.

Por ser uma área bastante completa, que tem um pouco de todas as outras disciplinas, como física e até história, o ensino da geografia deve ser pautado para a ampliação das capacidades dos alunos em compreender o mundo em que estão inseridos, fazendo com que não fiquem limitados apenas no seu convívio social, mas que entendam o mundo como um todo e em todas as suas nuances.

Estudo de forma crítica

Um ponto importante quando se fala no ensino da geografia é que professores devem levantar o debate em cima dos assuntos estudados, conferindo uma abordagem socioambiental, já que tudo está interligado.

Um exemplo são os fenômenos da natureza. Alunos que moram no nordeste brasileiro podem aprender sobre o derretimento das calotas polares, mas não devem ficar no aprendizado do fenômeno por si só. É preciso entender como ele acontece e relacionar com suas causas, como a poluição atmosférica, e consequências, como o aumento do nível dos mares, que podem atingir o mundo inteiro.

Como bem dissemos acima, o propósito da geografia é fazer com que os alunos compreendam de forma ampla a realidade, permitindo que ajam de forma crítica e responsável a partir do que aprendem. Ele tem que entender que a realidade não é apenas aquilo o que o cerca e que suas atitudes reverberam ao seu redor.

Valorize também o olhar do aluno: cada um trará consigo algo que pode enriquecer esse debate e aumentar o senso crítico de todos em sala.

Pluralidade de instrumentos de aprendizagem

É bem verdade que muito do ensino da geografia é feito a partir de estudos conceituais, mas eles não são e não devem ser suficientes na hora do lecionar. É necessário contextualizar. Em um mundo quase que completamente digital, com acesso gratuito a informação por todos os lados, a diferença na sala de aula está justamente na capacidade de aprofundar o conteúdo de forma especializada.

Portanto, abuse da criatividade ao preparar seu plano de aula. Além dos exemplos mais comuns, como vídeos e fotos explicativas, ou atividades manuais, como a construção de maquetes e até experimentos para simular fenômenos climáticos, professores podem explorar jogos e desafios, músicas e até livros literários para que os alunos se sintam estimulados a aprender. Só é preciso fazer uma boa curadoria.

Além da sala de aula

Busque também explorar o meio em que vivem, saindo da sala de aula, dando uma dimensão de que a geografia pode ser vista em todos os lugares.

Agende visitas em museus, centros de pesquisa e exposições. Você pode levar os alunos para ver o parque botânico da sua cidade para que conheçam a vegetação local, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado para as aulas práticas não sejam vistas apenas como visitas, por isso proponha tarefas e faça com que os alunos interajam com o assunto e entre si para trocar experiências.

Como podemos ver, o ensino da geografia deve contribuir para a formação dos alunos não só para o lado acadêmico, aprendendo por aprender, e sim para formar cidadãos mais preparados para a sociedade. Desse modo, a importância da geografia se revela na compreensão dos problemas que afligem o mundo, se mostrando uma grande ferramenta para mudá-lo para melhor.


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