fbpx
[BLOG] SÉRIE PROFISSÃO PROFESSOR: O professor de matemática.
Artigos

O professor de matemática

Sabemos que a educação possui um papel importante na nossa construção pessoal e social, que nos permeia desde a infância. Todas as áreas aprendidas nas instituições de ensino nos levam a ter consciência do mundo e dos processos em que são aplicáveis no nosso dia a dia.

Se tratando da Matemática, não é diferente. O professor dessa área possui a responsabilidade de familiarizar os seus alunos com o mundo dos cálculos, cuja prática se encontra em diversos processos do dia a dia.

Quer saber mais? Então, leia o artigo até o final e confira a importância do professor de matemática para a sociedade.

O que é ser um professor de matemática?

Em geral, o papel de um professor é justamente estimular o raciocínio do aluno, fazendo com que exprima livremente suas ideias e pensamentos — independente de estarem certas ou erradas no momento — e, assim, consiga ensinar.

Em outras palavras, o professor de matemática busca sistematizar e fomentar novas abordagens matemáticas. Contudo, é necessário entender que só existe um professor porque existem alunos sendo orientados.

Por isso, o professor, sendo o condutor das aulas, deve colher e formular as respostas de seus alunos, orientando-os com novas perguntas e fazendo com que eles compartilhem informações com seus colegas e cheguem a uma conclusão de forma independente.

Assim, podemos entender que os principais objetivos do professor de matemática em uma sala de aula são:

– Conhecer a intelectualidade dos alunos e as informações que eles já possuem a respeito de um determinado conteúdo;

– Utilizar estratégias para que os alunos estejam sempre interessados em aprender (utilizando a motivação contínua);

– Oferecer feedbacks pelas suas avaliações escritas e orais, cuja ação é de extrema importância para o processo de aprendizagem.

Ensinando o aluno a pensar

Antes de tudo, sabemos que o “ensinar” de um professor de matemática não é simplesmente transmitir informações de cálculo, algoritmos e imagens geométricas sem dinâmica.

A transmissão de informações é importante, porém, no jogo do aprendizado, o professor precisa transmitir o conceito e fazer com que o aluno identifique o problema em questão e consiga resolvê-lo, simplesmente no objetivo de estimular esse aluno a obter novos hábitos de pensamentos e ações eficientes, quando se deparar com situações que envolvam o conteúdo ensinado.

Além disso, para que o professor se torne um excelente educador, é necessário se colocar no lugar do outro e entender as particularidades de cada um. Em uma sala de aula, existem culturas, fisiologias, vivências e formas de aprendizado diferentes.

Nesse quesito, o ensino deve ser ministrado de maneira geral, mas, em caso de dúvidas ou pela verificação de dificuldades maiores por certos alunos, o professor deve adequar o seu conteúdo de maneira que todos entendam.

Já que o intuito é fazê-los raciocinar e problematizar questões, é interessante que os professores sejam lúdicos e até mesmo engraçados em determinados conteúdos, ajudando ainda mais a massificação das ideias.

Por que ser um professor de matemática?

Para que possamos entender a importância desse profissional na nossa sociedade, vamos listar alguns pontos importantes. Confira a seguir:

1. Estimula o pensamento crítico

Não somente o professor de matemática, mas todos os profissionais que lecionam conteúdos estimulam o pensamento crítico de seus alunos. Quanto mais conteúdo adquirimos, maior o mundo se torna para nós, dando a oportunidade de sermos mais tolerantes e empáticos.

2. Estimula o raciocínio lógico

Professores de matemática oferecem aos seus alunos a oportunidade de raciocinar de forma lógica nos diversos processos do dia a dia. Além disso, os alunos são orientados a resolverem problemas matemáticos de forma eficiente, já que em nossa sociedade os números fazem parte de todos os processos que giram em torno de nossas ações.


Acesse nossos livros de Matemática

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.