O Seminário acontecerá na USP, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021, com o propósito de estimular o debate e a produção científica sobre os impactos sociais da Inteligência Artificial (IA) na democracia.
De acordo com a apresentação do evento pelos organizadores, a comunidade de IA tem obrigação de refletir sobre o enfraquecimento recente desses componentes básicos que fundamentam a vida em sociedades democráticas. Principalmente, porque muitos instrumentos que sustentam e amplificam as tensões sociais estão diretamente ligados a tecnologias que, mal orientadas, podem impulsionar fenômenos como a massificação da desinformação, o policiamento cada vez mais acentuado da população negra, o desrespeito à privacidade e o medo de um futuro sem empregos dignos para os que possuem poucos anos de estudo.
É inconcebível para a pesquisa científica que a democracia seja questionada exatamente por tecnologias que ajudamos a criar. Esse dilema, cada vez mais presente em nossa atividade, exige um reforço do nosso compromisso primeiro: colocar a ciência à serviço da construção de uma sociedade próspera, justa e guiada pelos ideais de igualdade e liberdade. O desafio é grande, mas estamos seguros de que a IA pode ser um instrumento para nos ajudar a vencê-lo. Para isso, precisamos fortalecer nossa visão de conjunto. Afinal, este é o único caminho para impedirmos que nossas desigualdades históricas – de raça, de gênero, de renda, entre tantas outras – convertam a tecnologia em um vetor de sua reprodução
Gostou? Clique aqui para mais informações.