fbpx
Agenda_blog
Conteúdos Paco,  Imprensa

USP realizará em dezembro o Seminário Internacional “Inteligência artificial: democracia e impactos sociais”.

O Seminário acontecerá na USP, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021, com o propósito de estimular o debate e a produção científica sobre os impactos sociais da Inteligência Artificial (IA) na democracia.

De acordo com a apresentação do evento pelos organizadores, a comunidade de IA tem obrigação de refletir sobre o enfraquecimento recente desses componentes básicos que fundamentam a vida em sociedades democráticas. Principalmente, porque muitos instrumentos que sustentam e amplificam as tensões sociais estão diretamente ligados a tecnologias que, mal orientadas, podem impulsionar fenômenos como a massificação da desinformação, o policiamento cada vez mais acentuado da população negra, o desrespeito à privacidade e o medo de um futuro sem empregos dignos para os que possuem poucos anos de estudo.

É inconcebível para a pesquisa científica que a democracia seja questionada exatamente por tecnologias que ajudamos a criar. Esse dilema, cada vez mais presente em nossa atividade, exige um reforço do nosso compromisso primeiro: colocar a ciência à serviço da construção de uma sociedade próspera, justa e guiada pelos ideais de igualdade e liberdade. O desafio é grande, mas estamos seguros de que a IA pode ser um instrumento para nos ajudar a vencê-lo. Para isso, precisamos fortalecer nossa visão de conjunto. Afinal, este é o único caminho para impedirmos que nossas desigualdades históricas – de raça, de gênero, de renda, entre tantas outras – convertam a tecnologia em um vetor de sua reprodução

Gostou? Clique aqui para mais informações.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *