fbpx
Dicas_de_escrita_4
Artigos,  Conteúdos Paco

Uso de “Assistir ao” e “Assistir o”

Entender o uso de assistir ao/assistir o pode ser complicado para algumas pessoas, porém, garantimos que não é tão complicado quanto parece. De maneira simples, é possível entender como esse verbo funciona dentro de qualquer frase.

No artigo a seguir, vamos falar mais sobre os sentidos que o verbo assistir pode ter em um texto, além de te explicarmos as regras gramaticais de maneira prática. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse verbo tão polêmico!

Quais sentidos esse verbo pode ter?

Antes de entender a diferença de uso entre assistir ao e assistir o, é preciso compreender quais sentidos essas expressões podem ter em uma frase. Basicamente, o verbo pode ser apresentado de duas formas dentro de uma frase.

A primeira forma de se utilizar o verbo assistir diz respeito a prestar socorro a alguém. Um médico, por exemplo, ao atender uma vítima de acidente, está assistindo o paciente, oferecendo ajuda, cuidado de suas feridas.

Outra maneira de se utilizar o verbo é com o sentido de observar algo que está acontecendo. Quando se assiste ao jogo de um time de um futebol, por exemplo, nós estamos fazendo uso dessa forma de se utilizar essa palavra.

Como diferenciar os usos disponíveis?

Como vimos, o verbo pode ser utilizado de duas formas diferentes, uma apresentando a preposição “a” e o outro não necessitando desse complemento. Mas afinal, como saber quando utilizar a preposição e quando ela não é necessária? Vamos às explicações.

Basicamente, quando estamos falando de assistir alguém, no sentido de ajudar, não precisamos da preposição. Dessa forma, se você prestar socorro médico para alguém, você assistirá aquela pessoa, sem a necessidade de um “a” a mais.

Já quando estamos falando de assistir algo, no sentido de observar alguma coisa acontecer, precisamos adicionar uma preposição. Por isso, quando falamos que vamos assistir ao jogo do Flamengo, precisamos pronunciar a preposição “a”, junta do artigo “o”.

Exemplos para fixar o seu aprendizado

Para tornar ainda mais claro o aprendizado, vamos apresentar alguns exemplos sobre como usar assistir ao e assistir o. Analisar a escrita correta pode ajudar a identificar, com mais facilidade, quando utilizar a preposição ou não em conjunto com o verbo.

Sem mais delongas, vamos conferir exemplos práticos de como utilizar o verbo assistir da maneira correta:

  • após o acidente, a enfermeira assistiu a vítima da melhor forma possível (com sentido de ajudar, logo, sem preposição);
  • o Rodrigo deixou de assistir ao jogo do Palmeiras porque estava doente (com sentido de observar, logo, precisa de preposição);
  • vamos assistir ao show da nossa banda de rock favorita no mês que vem (com sentido de observar, logo, precisa de preposição);
  • o médico assistiu o paciente da maneira correta, e por isso, salvou a vida do paciente (com sentido de ajudar, logo, sem preposição).

Ainda é válido destacar que, ao utilizar o verbo com sentido de pertencimento, é necessário adicionar a preposição, assim como no caso de observação. Exemplo:

  • a moradia comunitária assiste aos cidadãos daquela região.

No fim, são essas as diferenças que podem aparecer quando estamos falando do uso do verbo assistir. Caso queira conferir outras respostas sobre o uso correto da gramática, confira outros artigos presentes em nosso blog!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.