fbpx
Cipriano_barata
Artigos,  Conteúdos Paco,  Cultura

O protagonismo de Cipriano Barata

Cipriano Barata foi herói na época da Independência do Brasil. E não se trata da desconstrução de seu heroísmo, mas, ao contrário, reconstituí-lo e recolocá-lo em seu momento. Por que alguém é considerado herói por seus contemporâneos? E, sobretudo, por que deixou de ser reconhecido como tal com o passar do tempo?

É sugestiva a comparação informal entre dois personagens que aparecem na vida pública em fins do século XVIII na América portuguesa: o alferes e “tiradentes” mineiro Joaquim José da Silva Xavier, nascido 1746 e morto em 1792 e o cirurgião baiano Cipriano José Barata de Almeida (1762 – 1838). O primeiro não foi, em vida, figura de grande projeção: realizava seus primeiros passos nas articulações ao ser detido e, décadas depois, acaba erigido em herói nacional póstumo, precursor da Independência, patrono da República, mártir da pátria, enfim, elemento destacado na formação de uma mitologia nacional.

Quanto ao segundo, poderíamos dizer que percorreu caminho inverso: via-se tratado no período por Campeão da Liberdade, Mártir da Pátria, Campeão da Independência Nacional, Ídolo do Povo Brasileiro, Herói Patriota, Patriarca das Liberdades Americanas, imortal, cidadão, probo e outros epítetos equivalentes. Sua vida pública esfriou na memória dos séculos. Esteve no centro dos acontecimentos e despertou iras e paixões, alvo de idolatrias e violentas perseguições. Recolocar aqui tais elogios e ataques é um caminho para desconstruir (aí sim) uma neblina histórica que dificulta a compreensão das vitalidades de uma época e de alguns de seus protagonistas.

Cipriano Barata expressou um projeto de nação que não foi o predominante na época da Independência. Uma perspectiva de sociedade alternativa, se assim podemos dizer, que divergiu em vários pontos dos rumos que viriam a ser tomados. Como protagonista, testemunhou e tentou determinadas alterações há dois séculos numa sociedade onde muita coisa mudou, mas cujas permanências são consideráveis.

Achou interessante? Fique por dentro de nosso blog para mais conteúdos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.