Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

UnB entre as melhores federais no ranking de Xangai

A Universidade de Brasília está entre as dez melhores instituições federais e entre as 13 melhores do país, de acordo com o Ranking de Xangai (ARWU). Quando consideradas as participantes de todo o mundo, a UnB encontra-se entre as 800 melhores. Mais de 2.500 universidades são classificadas pelo ARWU todos os anos e as mil melhores são publicadas.

O Ranking de Xangai utiliza seis indicadores para avaliar as universidades: ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre egressos; ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre pesquisadores; pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados nas revistas Nature e Science; artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation; e um indicador que pondera os escores dos cinco indicadores anteriores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição.

Publicidade

A Universidade de Brasília pontuou bem em publicações na Nature e na Science e, em relação a 2021, melhorou o indicador que considera o desempenho per capita da Universidade. No número de artigos indexados em Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation, a Universidade obteve sua maior nota nos últimos anos. Em 2021, a UnB não pontuou no indicador divulgado pela Clarivate, diferentemente de 2020 – quando uma docente da UnB constou na lista de pesquisadores altamente citados.

O Ranking de Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pela Shanghai Jiao Tong University, China, e atualizado anualmente. Desde 2009, quem cuida do ranking é a ShanghaiRanking Consultancy, uma organização independente em inteligência de ensino superior que não é subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.

Fonte: UnB Notícias

Gostou? Clique no link e saiba mais.

Livros com 70%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *