fbpx
Arte_edital
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

UFPA lança edital para concessão de bolsas de mestrado e doutorado do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançou o Edital do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PAF-PG), para concessão de bolsas de mestrado e de doutorado a estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD), ribeirinhos, extrativistas e estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições podem ser feitas de 1º a 30 de junho de 2022.

Ao todo, serão concedidas 16 bolsas de mestrado, no valor mensal de R$ 1.500,00 (com duração máxima de 24 meses), e 16 bolsas de doutorado, no valor mensal de R$ 2.200,00 (com duração máxima de 48 meses).

Para se candidatar às bolsas, o(a) estudante deve estar regularmente matriculado(a) em um programa de pós-graduação (PPG) acadêmico da UFPA, ter dedicação integral às atividades do programa e não possuir relação de trabalho com a UFPA (mesmo com afastamento integral). O(A) estudante contemplado(a) não poderá acumular a bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa ou ter vínculo empregatício durante toda a vigência desta.

As inscrições devem ser feitas pelo PPG até o dia 30 de junho, por meio de processo eletrônico, via Sipac, dirigido à Propesp, com a documentação obrigatória detalhada no item 5 do edital. Uma comissão designada da Propesp avaliará as candidaturas levando em consideração o desempenho acadêmico do(a) estudante na graduação e na pós-graduação, por meio dos históricos escolares.

Os recursos do edital têm origem na cota de bolsas de estudo e/ou auxílios concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para as Pró-Reitorias de Pós-Graduação. Dessa forma, as bolsas seguirão as regras dessa agência.

“O Programa PAF-PG é fruto de um esforço de ampliar as políticas de ações afirmativas da UFPA para a pós-graduação. Lançamos este edital na perspectiva de oferecer mais incentivo e condições a estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD), ribeirinhos, extrativistas e estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cursam pós-graduação na UFPA”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio.

Fonte: UFPA

Para saber mais, clique no link.

Livros com 50%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.