fbpx
Sobre Cinema e Educação tudo haver - pacolivros
Artigos

Sobre Cinema e Educação, tudo a ver!

Quem pensa que cinema e educação são duas coisas completamente distintas está bem enganado, pois têm tudo a ver um com o outro e juntos desenvolvem um papel muito importante na sociedade e no processo de aprendizagem.

Por isso, iremos destrinchar um pouco das contribuições do cinema na educação e refletir sobre a relevância de utilizá-lo como ferramenta de ensino.

Importância social do cinema

Cinema é uma importante fonte de reflexão social. Até mesmo histórias fictícias representam aspectos importantes da sociedade. Isso nos faz perceber padrões de comportamentos imperceptíveis no dia a dia, por estarmos muito imersos em um certo modelo social.

Arte, em geral, muitas vezes desempenha esse papel de reproduzir a sociedade para que, vendo de fora, possamos notas suas características e refletir sobre seus valores. Dessa forma, desenvolvemos nossa capacidade de pensar criticamente.

Algumas vezes, os filmes já partem de uma crítica e deixa a cargo do telespectador pensar se concorda ou não com ela. Outras vezes o objetivo é simplesmente expor de forma clara um problema social, para que mais atenção seja dada a ele e como forma de protesto.

O cinema também faz questão de exaltar os grandes feitos da humanidade. Nem tudo é sobre problemas e guerras, a beleza também é um tópico bastante abordado. Grandes descobertas e nomes importantes sempre tem espaços nas produções cinematográficas.

Portanto, socialmente, o cinema é importante para nos fazer encarar de frente a sociedade em que vivemos e perceber seus aspectos negativos e positivos.

Relação entre cinema e educação

Quando pensamos na relação entre cinema e educação, a primeira coisa que virá à nossa cabeça são os documentários e os filmes classificados como educativos. Esses dois gêneros cinematográficos possuem grande importância no ensino.

O documentário, por apresentar de forma direta exposição e reflexão sobre uma história real, ganha credibilidade nas escolas, devido à veracidade e relevância dos assuntos abordados.

Filmes educativos são aqueles produzidos especialmente para ensinar algo. Geralmente, eles são destinados ao público infantil, para promover uma forma de ensino mais atrativa para as crianças.

Contudo, as contribuições das obras cinematográficas para a educação vão muito além. Filmes são compostos pela união de estruturas muito complexas, como:

– Roteiro;

-Trilha sonora;

– Efeitos visuais;

– Fotografia;

– Dentre outros.

Todos esses elementos são pensados com um objetivo. As cores e músicas escolhidas, por exemplo, influenciam diretamente no sentimento transmitido pela cena.

Faça um experimento: assista a uma cena triste de qualquer filme enquanto escuta uma música animada ao fundo. As sensações são completamente diferentes das sentidas na cena original.

Entenda que, saber fazer uma análise, mesmo que superficial, desses elementos que compõe um filme, ou até mesmo um vídeo, é de extrema importância para todas as pessoas e não daqueles que estudam cinema.

Um exemplo da aplicação desses conhecimentos no cotidiano é em propagandas. Tendo conhecimento de como os elementos influenciam a conexão da pessoa com a imagem ou o vídeo, faz com que sejamos capazes de olhar de maneira crítica as milhares de propagandas que nos rodeiam. Isso é de extrema importância para a sociedade.

Além disso, os filmes costumam ser bastante coerentes ao retratar o contraste entre cultura, sociedade e política. Isso quer dizer que ao assistir um filme você terá contato com uma história situada em um contexto que reflete características, reais ou fantasiosas, de uma sociedade, sua cultura e sua política.

Isso nos faz entender melhor dinâmicas sociais e como elas são influenciadas pela cultura, política e vice-versa. O desenvolvimento dessa capacidade de pensar lógica e criticamente é muito importante no processo de aprendizagem e na vida além da sala de aula.

Por que o cinema nas salas de aula?

Por ser capaz de prender a atenção de pessoas de todas as idades, os filmes são muito eficazes quando o assunto é educação. É muito mais fácil manter o aluno focado em um filme durante duas horas do que em uma aula expositiva com metade desse tempo.

Isso acontece porque a receptividade ao ato de assistir filme é grande, pois tem um pressuposto de diversão. Entretanto, aulas tradicionais possuem uma expectativa contrária, os jovens sempre a esperam com desânimo.

Claro que simplesmente assistir a um filme não substitui uma aula. A intenção ao se utilizar o cinema como aliado da educação é tomar os filmes como objetos de estudos, para reflexões, principalmente, históricas, culturais, sociais e políticas.

Educação motivada pela cultura

O psicólogo Lev Vygotsky, figura muito importante no cenário educacional, defende sua ideia construtivista acerca do processo de aprendizagem. Resumidamente, ele conclui, através de seus estudos, que o convívio social, o contato com as pessoas e com a cultura é o que gera conhecimento.

Sendo assim, diz que a aprendizagem ocorre muito além do ambiente escolar e é um processo que se inicia bem antes do início da educação formal. Isso acontece porque desde que nascemos, estamos em contato constante com pessoas adultas que possuem certa bagagem histórica e cultural.

A vastidão de conteúdos cinematográficos faz com que tenhamos acesso aos mais diversos conteúdos do ponto de vista de vários países diferentes. Com o advento da tecnologia, é possível ter contato com cultura do mundo inteiro através dos filmes, pois além de retratar características sociais de diferentes nacionalidades, reflete tendências culturais específicas de cada país.

Sendo assim, a nossa interação com os conteúdos culturais à nossa volta, são de suma importância para a educação.

Conclusão

Portanto, após todas essas reflexões, podemos perceber o profundo vínculo entre o cinema e a educação. As reflexões sociais e os fatos históricos, principalmente, são materiais fornecidos pelos filmes que são muito preciosos para o ensino.

Além disso, os filmes são uma expressão muito complexa de arte, sendo assim, ele é bastante eficaz em retratar a sociedade, que também é complexa. O cinema é capaz de expressar com maestria toda essa complexidade.

As obras cinematográficas são capazes de desenvolver conhecimentos intrapessoais também. Elas retratam, na maioria das vezes, personagens com várias camadas psicológicas que nos fazem refletir sobre nós mesmos.

Nós da Paco Editoria, nos preocupamos especialmente com a dinâmica ensino-aprendizagem. Entre no nosso site e tenha acesso aos nossos conteúdos extremamente relevantes para a educação.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.